Nintendo Switch 3 anos
Imagem: Nintendo

O Nintendo Switch se tornou o favorito dos fãs, com a capacidade de se transformar de um console doméstico em um sistema portátil revolucionando a maneira como alguns pensam sobre jogos. Além disso, com os principais vendedores de sistemas como Pokémon Sword and Shield e Super Mario Maker 2 lançando exclusivamente para ele, o Switch tem sido o centro das atenções.

Ao celebrarmos o aniversário do Switch, que completou três anos em 3 de março, vamos dar uma olhada nos maiores marcos do híbrido de console portátil nos últimos três anos e que ainda promete trazer muitos lançamentos no futuro.

A chegada do Switch

O mundo deu sua primeira olhada no Nintendo Switch em outubro de 2016, quando a Nintendo lançou um trailer do primeiro visual no YouTube. O Switch (anteriormente conhecido apenas como NX) tornou-se um tópico importante quando os jogadores tiveram sua primeira dica sobre o que o console poderia ser capaz. Então, em janeiro, a Nintendo realizou uma conferência de imprensa, revelando mais detalhes sobre o Switch, bem como sua data de lançamento e preço.

Em 3 de março de 2017, o Switch foi lançado mundialmente com os títulos Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Bomberman R e 1-2-Switch disponíveis no lançamento. Breath of the Wild continua sendo um dos jogos mais populares do Switch, com mais de 16,34 milhões de cópias vendidas e vencendo vários prêmios de Jogo do Ano. Pouco mais de um mês depois, Mario Kart 8 Deluxe, uma versão atualizada do jogo Wii U, foi lançado para o Switch. Em 31 de dezembro de 2019, Mario Kart 8 continua sendo o jogo mais vendido do console, com 22,96 milhões de cópias vendidas.

Pela primeira vez na E3

Em junho de 2017 a Nintendo trouxe consigo pela primeira vez na E3 o Nintendo Switch. Na conferência, Super Mario Odyssey finalmente conseguiu uma data de lançamento, a Game Freak (então promovendo Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon e para Nintendo 3DS) mostrou um jogo de Pokémon para o Switch que estava em desenvolvimento e foi anunciado que o popular jogo de futebol Rocket League também ganharia uma versão para o Switch. Os fãs também descobriram que os jogos de Kirby e Yoshi estariam chegando em 2018, embora Yoshi fosse atrasado para o início de 2019.

Em outubro, Super Mario Odyssey foi lançado, dando à Nintendo outro jogo aclamado pela crítica no ano de lançamento do Switch. Com 16,59 cópias vendidas, é o terceiro jogo Switch mais vendido.

The Ultimate Fight chega ao switch

No final de um Nintendo Direct já empacotado de lançamentos, em março de 2018, os fãs finalmente se divertiram com o jogo que estavam esperando: Super Smash Bros. A curta gameplay revelou muito pouco. Na época, não estava claro se este seria um jogo totalmente novo ou uma versão das versões Wii U e 3DS, e a única informação nova era a adição de Inklings e Link que pareciam usar sua roupa de Breath of the Wild.

Depois de vários meses de quase silêncio, a Nintendo assumiu na E3 2018 com o primeiro olhar verdadeiro do jogo, agora revelado como Super Smash Bros. Ultimate. Não apenas o jogo teve uma data de lançamento para 6 de dezembro, mas os fãs também aprenderam que todos os lutadores já apresentados na série se juntariam à luta. Isso significou o retorno de personagens como Pichu e Young Link, que não apareceram na série desde o Super Smash Bros. Melee, de 2001, e Snake, do Metal Gear Solid, que muitos pensavam que nunca voltaria devido a problemas de licenciamento. Além disso, Ridley da série Metroid, que os fãs pediam há muito tempo, foi confirmado para o game.

Super Smash Bros. Ultimate finalmente foi lançado em dezembro, com 74 lutadores e 103 etapas disponíveis no jogo base. Ultimate ocupa a segunda posição geral na lista dos jogos mais vendidos do Switch, com 17,68 milhões de cópias vendidas. Além disso, o Ultimate se manteve relevante nas discussões sobre jogos, com atualizações constantes e novos lutadores de DLC chegando a cada poucos meses. Com os personagens do DLC, que variam do peculiar (Piranha Plant) ao inesperado (Joker) e o muito solicitado (Banjo-Kazooie), não há como saber quem será adicionado no segundo Fighters Pass.

A chegada do Switch Lite

Dois anos e meio após o lançamento original do Switch, a Nintendo apresentou o Switch Lite ao mundo. O Switch Lite é um sistema portátil vendido a um preço mais baixo, tornando-o perfeito para viajantes e crianças e assumindo efetivamente o papel do 3DS como dispositivo portátil da Nintendo. Embora a portabilidade do sistema e a tela menor o tornem ótimo para os tipos de jogos normalmente associados a sistemas portáteis como Pokémon, a falta de Joy-Con destacável dificulta, se não impossível, jogos cooperativos como Overcooked 2 e Super Mario Party para jogar.

Ainda assim, o Switch Lite saiu bem a tempo para Pokémon Sword and Shield. O primeiro lançamento da série principal da franquia para um console doméstico, Sword and Shield, foi um grande salto para a série Pokémon, mas certas decisões como a remoção do National Pokédex se mostraram controversas. Independentemente de sua divisão online, Sword e Shield venderam mais de 16,06 milhões de cópias, tornando-os os quintos jogos mais vendidos do Switch.

Certamente não parece que já se passaram três anos desde que o mundo colocou as mãos no Nintendo Switch. A Nintendo fez um bom trabalho em manter o Switch relevante naquele tempo com quedas frequentes de jogos e anúncios emocionantes. O Switch não mostra sinais de parada, e com o amado sistema da Nintendo atingindo o meio de sua vida útil, quando os outros grandes jogadores estão se preparando para lançar os consoles da próxima geração, os jogadores podem esperar mais anúncios importantes e emocionantes nos próximos anos.