Briga de Godzilas: O comportamento gamer do mercado japonês é termômetro indicativo do que esperar no resto do mundo.
Briga de Godzilas: O comportamento gamer do mercado japonês é termômetro indicativo do que esperar no resto do mundo.

De acordo com o mais recente relatório de vendas da Famitsu, há um novo xerife no pedaço. Essa semana, o console Nintendo Switch ultrapassou o PS4 em vendas. O documento aponta ainda que o Switch atingiu a marca de 8.125.637 unidades, já o PS4 estaria com 8.077.756 unidades.

O documento evidencia ainda que para o PS4 foram contabilizadas as versões PS4 e PS4 Pro. Os números, contudo, contabilizam apenas o mercado japonês. Todavia, vale ressaltar que tanto o mercado nipônico quanto o estadunidense servem como termômetros indicativos nesse segmento.

Embora ambos os produtos sirvam para o mesmo fim de entretenimento, o cenário é diferente para cada um. Questões como tempo de mercado, preço e portabilidade, por exemplo, podem contribuir diretamente para essa vantagem do Nintendo Swicth ficar cada vez maior daqui para frente.

Em contrapartida, o PS4 vende mais jogos. O próprio relatório da Famitsu aponta que o jogo mais vendido nesse período de análise foi Days Gone, exclusivo para o console.

Assim, entre o pequeno Switch cheio de gás e o grande PS5 que está por vir, pode ser que esse seja o cenário a se repetir pelo resto do mundo até que os próximos consoles se apresentem.

Falando em Japão e vendas: KONAMI faz 50 anos e lança coletânea com 8 versões Japonesas de Castlevania