Novo Atari
Imagem: Divulgação.

Quem não acompanha assiduamente as notícias sobre o mercado gamer pode ter deixado passar a chocante informação de que um novo Atari está a caminho. Aliás, desde o grito dado na E3 de 2017, ele está vindo, e deveria ter chegado ao mercado em março deste ano, mas a pandemia fez o que já sabemos que fez.

Intitulado VCS 800, o novo modelo tem visual que remete ao retrô, mas está munido de bons e modernos componentes. Contudo, o modelo já está muitos meses atrasado do que havia sido prometido.

Estando os desinformados acima devidamente atualizados, é hora deste grupo se juntar aos demais para que todos se choquem com a mais recente notícia sobre esse videogame: A Atari confirmou que seu console sai mesmo esse ano, mas a um custo que beira o de um PlayStation 4, custando à partir de US $ 389, cerca de R$ 2.082 na cotação atual.

O console

No quesito hardware, haverá dois modelos: o 800 (8 GB de RAM) e 400 (4 GB) que são atualizáveis, trocando mais RAM e armazenamento. O Console contará com 3 cores variadas. A primeira é a edição de colecionador que tem painéis de madeira que mais se assemelha ao do Atari 2600 original, que será dado para aqueles que apoiaram o projeto no IndieGoGo

A versão de 8GB do aparelho funcionará como um híbrido de PC com console, e oferecerá versões mais recentes de alguns jogos clássicos, como Missile Command: Recharged, e ainda permitirá que os usuários joguem seus jogos de PC no console.

Essa versão oferece dois joysticks, sendo um clássico e um mais moderno. O Joystick Clássico se parece com o original icônico, mas conta com novos recursos, como ruídos, luzes LED e um segundo botão de disparo. Contudo, vale ressaltar que ambos os controladores não repetiram o mesmo erro dos relançamentos de clássicos consoles em rodadas comemorativas: o fio.

Versões de controladores que virão com o novo Atari. Imagem: Divulgação.

As duas versões de joystick são wireless e ainda poderão ser utilizadas em jogos para PC, isto é, os compradores que já tiverem um PC gamer poderão usufruir dessa conveniência. Os assessórios ainda podem ser vendidos de maneira separada, e custam em média atualmente US $59,99, ou R$ 321 na cotação atual.

Jogos e sistema operacional

O sistema também terá o Atari Vault embutido, oferecendo mais de 100 jogos originais do Atari. O sistema usa o Atari World, um sistema operacional baseado em Linux, mas os usuários também podem instalar outros sistemas operacionais.

Ousadia

O preço estimado já havia sido divulgado no ano passado, mas ainda havia uma expectativa de que, no provável ano do lançamento da próxima geração de consoles, isso pudesse ser revisto.

A atual promoção da empresa para adquirir a versão VCS Black Walnut dá um desconto de 10 dólares + frete grátis (EUA) para quem adquirir o produto em sua pré-venda em julho deste ano. Confira o novo Atari sendo testado por visitantes do evento D-CAVE, em Manhattan, no último fim de semana de fevereiro deste ano:

Leia também: