Playstation vs Xbox
Imagem: Divulgação

Um estudo recente coloca o PlayStation 5 e o Xbox Series X um contra o outro para ver qual console é o mais popular em várias partes do planeta. Os dados foram coletados em todo o mundo para determinar qual console seria o sistema de jogo escolhido em cada país e, por extensão, no mundo. Os dois consoles devem ser lançados em cerca de duas semanas, com apenas dois dias de diferença um do outro.

A mais recente batalha entre os consoles está chegando ao clímax, já que o PlayStation 5 e o Xbox Series X logo estarão nas casas de jogadores de todo o mundo. Os primeiros relatórios de vendas para ambos os sistemas indicaram um aumento nos negócios globalmente e isso foi amplamente atribuído à pandemia de COVID-19, que forçou grande parte do mundo a ficar em casa em quarentena.

Presas em suas casas por longos períodos de tempo, as pessoas tentam se divertir de várias maneiras diferentes, sendo um dos principais meios os videogames. A perspectiva de novas experiências de jogos na forma de novos consoles, sem dúvida, contribuiu fortemente para o leve boom em que a indústria de jogos está agora.

Um relatório da Rise at Seven fornece um detalhamento país por país dos números de vendas para os dois próximos consoles e os compara em percentuais. A informação foi compilada por meio de dados de pesquisa do Google e participação de mercado online e indica que os números de vendas online foram maiores do que o inicialmente previsto para ambos os consoles devido à pandemia global.

Imagem: Rise at seven

De acordo com os dados, o PlayStation 5 é o console escolhido entre os dois por 84% do mundo. Dos 161 países onde as informações de vendas foram coletadas, 148 viram o console mais recente da Sony no topo. Isso manteve o domínio da Sony no mercado, já que o PlayStation 4 superou o Xbox One com 113,7 milhões de unidades contra 48,38 milhões, respectivamente.

Um olhar mais atento aos dados, entretanto, revela que o Xbox Series X não está de forma alguma indo mal. Embora o PS5 tenha se saído melhor no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido, estava apenas um pouco mais a frente, já que o console da Sony era preferido apenas por cerca de 57% dos jogadores em cada um desses países.

A maior vitória percentual da Microsoft foi no Afeganistão, onde conquistou mais de 90% de todas as vendas diretas. O Xbox Series X também é o console preferido do país com a maior população do mundo, a China, o que é uma vitória considerável para a Microsoft.

É revelador ver essas estatísticas lado a lado. Há uma percepção na cultura de jogos moderna de que o PlayStation e o Xbox são os dois consoles titãs, com o Nintendo ocasionalmente roubando os holofotes. No entanto, quando se olha para os dados, não chega nem perto e isso diz muito, considerando que o Xbox ainda vai muito bem.

Apesar de algumas aquisições importantes pela Microsoft, a Sony continua no topo de forma convincente, sem sinais de desistir dessa posição tão cedo. A partir de agora, o mundo ainda é do PlayStation 5 e o Xbox Series X está apenas vivendo nele, mas será interessante ver como isso se desenrola depois que os dois consoles estiverem realmente disponíveis.

Mas independente desta concorrência, quem sempre ganha são os usuários que terão consoles de qualidade e desenvolvedoras lutando pelas duas empresas para lançar seus games. Já nós aqui do Observatório de Games, continuaremos a nos divertir em todos os dispositivos, até mesmo no Atari!

Fonte: Screen Rant/Rise at Seven/Google

Leia também: