Observer
Imagem: Reprodução.

Nesta quinta-feira (16), o estúdio polonês Bloober Team anunciou aquele que é o primeiro jogo de terror confirmado para PS5 e XBox Series X: Observer: System Redux. O game será uma reconstrução em cima do jogo original, que saiu em 2017 para PS4, Steam, XBox One e em 2019 para Nintendo Switch.

O jogo de terror (ou horror para alguns) é ambientado numa atmosfera cyberpunk na cidade de Cracóvia, na Polônia de 2088, e terá uma história diferente do que abordou o game original. Aqui, o futuro chegou muito mais sombrio do que se poderia imaginar.

Primeiro, foi o nanógafo, uma praga digital que milhares de pessoas que escolheram aumentar suas mentes e corpos. Depois veio a guerra, que devastou os dois lados do globo, deixando o planeta entregue às grandes empresas, que diante dessa oportunidade, criaram seus próprio “reinos” .

No meio de tudo isso, o jogador assume o papel de você é Daniel Lazarski, um detetive neural de elite conhecido como Observador. Danie faz parte de uma unidade policial financiada por empresas, cujo objetivo é invadir e invadir a mente dos suspeitos.

Trailer de lançamento para XBox One. Porcos submetidos a VR estão entre as perturbações.

E é exatamente isso que o jogador vai comandar entre um espaço e outro, já que o detetive tem autorização para invadir a mente de pessoas que ameacem os interesses dos atuais mandantes no distópico mundo. Entrar na mente e torturar as pessoas com seus maiores traumas está dentre os serviços a serem prestados como Observador.

Homenagem

O personagem Daniel Lazarski tem a voz feita por Rutger Hauer, famoso por interpretar o vilão Roy Batty no épico filme Blade Runner (1982). O ator faleceu no ano passado, mas toda captação já está feita, e o jogo tende a conter uma dedicatória especial ao ator. A Cracóvia de 2088 também é uma aberta inspiração ao que se viu no filme protagonizado por Hauer.

Rutger Hauer em 2018 (esq.) e como Roy Batty em ‘Blade Runner’, de 1982

Observer: System Redux está previsto para sair no final de 2020, muito provavelmente, junto com os consoles da próxima geração.