PS5 morrerá diferentemente do PS4; entenda

Um problema na bateria do Playstation 5 pode decretar seu fim total, impossibilitando até mesmo jogar títulos físicos.

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Todo console possui uma vida útil. Mesmo que não pareça, consoles como os da Sony, mesmo com toda tecnologia são fadados a terem um fim. E de acordo com um novo estudo da Does It Play, uma conta do Twitter dedicada à preservação e acessibilidade de videogames, sugere que, quando a bateria interna acabar, os discos PS4 e “alguns” discos PS5 continuarão a inicializar, mas os jogos digitais não .

A dependência do PlayStation de uma bateria CMOS e verificação de servidor foi especificamente destacada este mês, depois que o assunto da preservação do jogo foi popularizado após o anúncio da Sony de que fechará as lojas digitais do PS3, PSP e Vita, que no final das contas acabou sendo cancelada, em uma virada surpreendente onde a empresa anunciou que não encerrará mais a PS Store para estes dispositivos.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Tudo tem um fim

Todas as baterias CMOS acabarão por morrer e podem ser substituídas. No entanto, ao contrário de muitos consoles mais antigos que continuam a jogar depois que seus componentes expiraram, o PS4 e o PS5 exigem que suas baterias se conectem a um servidor para serem ativados, o que significa que um futuro fechamento de infraestrutura poderia teoricamente fazer com que os consoles fossem incapazes de jogar até mesmo fisicamente seus jogos.

Acredita-se que a Sony poderia até corrigir o problema por meio de uma atualização de firmware futura, caso opte por fazê-lo, mas isso não é garantido e muitos grupos de preservação estão pedindo que os usuários expressem sua preocupação ao proprietário da plataforma. Um estudo anterior da Does It Play mostrou como a falha ou remoção da bateria CMOS interna do PS4 pode resultar na impossibilidade de os usuários jogarem jogos offline, mesmo em discos físicos.

Nova geração, velhos problemas

Agora foi executado o mesmo teste com um PlayStation 5, removendo fisicamente a bateria interna do console e tentando inicializar uma seleção de jogos digitais e discos físicos. Com a bateria removida e o console desconectado da internet, o console entrou em modo de segurança na primeira inicialização e começou a reconstruir o banco de dados, disse a Does it Play. Além disso, após o que todos os jogos digitais pararam de funcionar, os discos do PlayStation 4 pareceram inicializar.

Os jogos físicos do PS5 mostraram resultados mistos. O usuário testou três discos do PlayStation 5 e descobriu que:

  • Mortal Kombat 11 não conseguia instalar e travava com 97% da instalação todas as vezes.
  • Spider-Man: Miles Morales inicializou e jogou sem problemas.
  • Call of Duty: Black Ops – Cold War inicializado, mas devido a uma forte dependência de uma conexão com os servidores do jogo era impossível de jogar.

“Nossos testes continuam, mas estamos alarmados com o fato de que Mortal Kombat 11 falhou na instalação e estaremos verificando uma variedade de outros jogos para ver se outros discos encontram o mesmo problema,” informou. “Neste estágio, só temos acesso a um único PS5 para teste, então, até que o problema possa ser replicado em mais de uma máquina, aconselhamos cautela ao ler muito esses resultados por enquanto.”

O efeito que o problema tem sobre os títulos digitais seria de grande preocupação para os proprietários do console PS5 sem disco, disse a Does it Play.

“Esse console não tem opção de reproduzir mídia física de qualquer espécie, tornando o eventual vencimento de todas as compras feitas no console inevitável. A menos que a Sony conserte o problema, é simplesmente uma questão de tempo antes que todas as compras digitais deixem de funcionar.”

O grupo disse que continuará testando o PS5 e pesquisando a extensão e o impacto do problema do CMOS em todas as gerações de hardware do PlayStation afetado. Os usuários do PS3 começaram a relatar que alguns jogos pararam de baixar patches, antes dos planejados fechamentos de lojas digitais da Sony neste verão.

Além disso, os membros do fórum PSN Profiles listaram mais de 30 jogos que supostamente pararam de detectar suas atualizações lançadas anteriormente, incluindo títulos próprios Journey, Gran Turismo 5 e Twisted Metal.

Via: Video Games Chronicle/Twitter

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio