PS5 poderá mudar seu design por falta de peças

Por falta de recursos, Playstataion 5 pode mudar seu design

Publicado em 30/4/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Esta é uma péssima notícia, caso não tenha adquirido seu Playstation 5 ainda. Principalmente, que com certeza, o valor do console mundialmente irá subir muito, já que a Sony afirmou não possuir peças para fabricar o seu console, portanto, será um fato que o comércio irá se aproveitar – e muito -, desta situação. Durante os últimos meses temos lido que as vendas do Playstation tem sido recordes no melhor ano de todos os tempos, mas pelo que tudo indica, a Sony está aparentemente olhando para um ano difícil pela frente no que diz respeito a fornecer aos fãs seu mais recente console.

Em uma reunião de investidor, o CFO da Sony, Hiroki Totoki, admitiu que a empresa “não considerava provável que seria capaz de resolver a escassez de fornecimento”, o que tornou a obtenção de um PS5 uma tarefa tão difícil nos meses desde seu lançamento. Totoki também mencionou que a Sony está considerando atualmente outros meios de contornar a escassez global de componentes que tem impedido a produção do PS5, incluindo fornecedores de componentes secundários e modificação de projetos de hardware. “Como eu disse antes, nosso objetivo é ter mais volume de vendas do que o PS4 [durante o ano 2 de seu lançamento]. Mas podemos aumentar drasticamente a oferta? Não, isso não é provável”, disse Totoki.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mudar o design pode ser uma solução

Um aspecto fundamental desse bloqueio de componentes é a escassez global de semicondutores, que tem sido um problema para a produção de eletrônicos em todo o mundo desde o ano passado. “A escassez de semicondutores é um fator, mas existem outros que vão impactar no volume de produção. Portanto, no momento, gostaríamos de ter como objetivo [bater] as vendas do segundo ano de 14,8 milhões, que foi o segundo ano do PS4.” segundo Totoki. “No [negócio de Produtos e Soluções Eletrônicos], fizemos uma manobra de flexibilidade e no FY2021 gostamos de flexibilidade para se adaptar à situação.”

Questionado especificamente sobre a escassez de semicondutores, que está afetando todas as indústrias de eletrônicos de consumo, de smartphones a carros, Totoki sugeriu que a Sony tinha meios para lidar com isso. “Por exemplo, poderíamos encontrar talvez um recurso secundário ou, mudando o design, poderíamos lidar com isso”, disse o executivo.

A Sony não é a única empresa de videogame sentindo o aperto, já que a Microsoft também mencionou que o fornecimento do Xbox Series X / S seria igualmente prejudicado no futuro imediato. A AMD, que fabrica chips para Xbox Series X / S e Playstation 5, afirmou no final de janeiro que estaria prevendo problemas de fornecimento ao longo do primeiro semestre de 2021.

Essa falta de suprimentos de material é mais uma ramificação da pandemia COVID-19 em andamento, que encerrou as cadeias de suprimentos existentes e aumentou a demanda por consoles.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio