Pokémon GO Fest
Imagem: Niantic

O Pokémon Go Fest 2020 incentivou milhões de jogadores a coletivamente capturar quase 1 bilhão de Pokémon no fim de semana, apesar de seu formato on-line incomum. O evento de dois dias deu aos jogadores a chance de trabalharem juntos, mesmo em suas próprias casas, ao mesmo tempo em que introduziram um punhado de novos Pokémon brilhantes no jogo.

O evento deste ano teve um desempenho muito diferente do que nos anos anteriores devido à pandemia de coronavírus, e devido ao seu formato virtual, o Pokémon Go Fest deu a oportunidade dos jogadores poderem participar de qualquer lugar do mundo. Apesar de alguma preocupação de que o preço da entrada fosse muito alto para um Pokémon Go Fest totalmente digital, ele pelo menos evitou acabar como um desastre logístico como o notório Go Fest 2017, que foi atormentado por problemas técnicos e cheio de fãs decepcionados.

Segundo a Niantic, o Pokémon Go Fest atraiu milhões de treinadores, que capturaram quase 1 bilhão de Pokémon durante o curso do evento. A Team Rocket também levou uma surra, com jogadores derrotando 58 milhões de membros da infame equipe, enquanto caminhavam em média cerca de nove milhas (15 quilômetros). Como os jogadores não conseguiram se reunir fisicamente em um único local, a Niantic adicionou desafios globais que permitem que treinadores de todo o mundo contribuam para um objetivo compartilhado de ganhar recompensas.

Como nos Go Fests anteriores, os jogadores deste ano trabalharam para ativar os eventos Ultra Unlock, o primeiro dos quais está acontecendo agora. Estes eventos fazem com que certos Pokémon apareçam com mais frequência, aumentam a aparência de Pokémon brilhantes e aumentam as chances de encontrar novos Pokémon.

Olhando ainda mais à frente, a Niantic também compartilhou mais detalhes sobre as Mega Evoluções que estão chegando ao jogo, além de detalhar um próximo aumento no limite de nível atual do game. Agora em seu quarto ano, o Pokémon Go continua a adicionar novos conteúdos e recursos de retrabalho que já estão no jogo, principalmente reconfigurando como o game funciona sob as diretrizes de distância social recentemente.

Pokémon Go parece ser o tipo de jogo que mais sofreria enquanto seus jogadores estivessem em confinamento, mas a Niantic tem trabalhado para mantê-lo acessível e até trazer novos recursos enquanto o game opera de maneira completamente diferente do normal. O sucesso do Pokémon Go Fest virtual de 2020 pode até fornecer um modelo para eventos futuros que não dependem de jogadores que moram ou viajam para lugares específicos do mundo real.

Leia também: