Publicidade
Vai um cheirinho aí

Que tal jogar e sentir o doce (ou não) aroma de seus jogos!

Patente da Sony deve trazer um certo aroma aos jogos. O problema é quais “cheirinhos”.
Gostou? Compartilhe!
Playstation Cheiro
Imagem: Ilustração
Publicidade

A primeira sensação é dizer… Ecaaaa! A segunda é pensar em jogos como Tartarugas Ninjas e lembrar o aroma da Pizza, ou novamente do fedor dos esgotos. De qualquer forma, uma nova patente registrada pela Sony revelou que a empresa está explorando a ideia de você poder cheirar seus jogos.

A Sony provou, através do DualSense do PS5, que deseja que aqueles que usam seus consoles estejam o mais imerso possível nos mundos criados pelos desenvolvedores, mas por enquanto ficou apenas no desejo, já que ainda não está feito.

Uma nova patente registrada pela empresa de tecnologia revelou que ela está tentando descobrir uma maneira de incorporar o cheiro em seus jogos, seja o fedor de um zumbi de Call of Duty e Resident Evil ou os cheiros agradáveis em jogos de culinária que atualmente são deixados para a imaginação.

Continua depois da Publicidade

É mais fácil falar do que fazer por uma série de razões, e a Sony sabe muito bem isso. A patente detalha não apenas como ela planeja fornecer os aromas de um jogo, mas também como ela pode se adaptar às diferentes pessoas que percebem os cheiros de maneiras diferentes. Ele menciona odores concorrentes, possivelmente causados pelo ambiente e outros fatores nos arredores de um título.

Seja o que for que a Sony tenha planejado, não será a primeira vez que uma empresa tentará trazer o seu olfato para uma experiência de mídia. Foi tentado pela primeira vez em 1960, por meio de um filme chamado Scent of Mystery. Desnecessário dizer que a moda não pegou. No entanto, se a Sony conseguir descobrir uma maneira eficaz de apresentar a tecnologia, ela logo se tornará lugar-comum.

Parece que a prioridade máxima da Sony e do PlayStation agora, quando se trata de jogos, é a imersão. O DualSense tem sido celebrado desde o lançamento do PS5, apesar dos relatos de problemas por alguns usuários. Seus gatilhos adaptativos e feedback tátil se baseiam na sensação do jogo, enquanto o áudio 3D do PS5 melhora a forma como os jogadores ouvem um jogo.

Com visão, som e toque cobertos, isso deixa apenas dois sentidos para a Sony dominar, e o olfato é o próximo na agenda. Caso sua patente se torne realidade, isso só vai deixar a gosto de quem realmente deseja usufruir desta tecnologia.

Isso pode ser problemático e muito bem ser uma montanha que não precisa ser escalada. Exceto alguns jogos especiais construídos em torno de ter que provar tipos específicos de comida, esse sentido final é aquele que talvez nunca precise ser incorporado. Então, novamente, descobrir qual o gosto de uma fruta wumpa seria muito legal.

Via: The Gamer/Game Rant

CONTEÚDO RELACIONADO