the last of us 2
Por enquanto, dois países árabes podem não jogar The Last os Us 2.

O game The Last of Us Part II está aparentemente banido em algumas regiões do Oriente Médio. De acordo com o que está sendo apontado pela imprensa internacional, o jogo de PlayStation 4 pode não estar disponível em mídias digitais no próximo mês na Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

No presente momento, o game não se encontra anunciado para estrear no catálogo de nenhum dos canais oficiais da Sony dessas regiões acima. De acordo com um relatório divulgado pela VG 247, o Suporte PlayStation afirma que qualquer jogo que falte em uma determinada loja regional se deve ao fato de ter sido “banido pelas autoridades competentes do país“. E diante disso, não há nada que a Sony possa fazer para que os jogadores locais tenham acesso ao jogo.

Questões LGBT+?

Vale lembrar que o segundo jogo da franquia já demonstrou em seus trailers que abordará a questão LGBT através de Ellie, uma das protagonistas da história. E este pode ser um dos pontos que estejam inviabilizando a comercialização do jogo no país, que culturalmente tem no trato com as mulheres vários pontos polêmicos.

Juntamente a isso, está o fato de que The Last os Us Part II é classificado como “adulto” e conta com atmosfera violenta e conteúdo sexual. Confira abaixo a parte liberada que mostra o relacionamento de Ellie com Dina:

Contudo, caso a proibição se confirme, é sabido que existem ainda algumas maneiras de se contornar o obstáculo, como utilizar a plataforma de compra de outro país ou ainda adquirindo a mídia física através de algum meio possível.

Restrições

As mulheres da Arábia Saudita, um dos países que está até o momento banindo o jogo, vivem sob regras que contrastam muito com direitos conquistados por muitas mulheres ao redor do mundo. Confira algumas dessas restrições abaixo:

Existem também outros apontamentos nesta cultura local que podem ser conferidos neste especial do UOL, ou ainda comparados com outros 10 jogos de temática LGBTQ, que provavelmente estariam vetados por lá.

Por enquanto, a Sony local não comentou a situação, que também não foi citada por outras regiões do serviço. Contudo, tanto Arábia Saudita quanto Emirados Árabes Unidos seguem vendendo apenas papéis de parede do jogo, mas isso é tudo que há do game por lá até o momento.

The Last of Us Part 2 está programado para ser lançado mundialmente em 19 de junho apenas para PS4.