PS5
Imagem: Divulgação

Após o sucesso do PlayStation 4 na geração anterior de consoles, a Sony está procurando aumentar/melhorar as coisas com o PlayStation 5. Previsível. No geral, o quarto console doméstico da Sony foi um empreendimento bastante bem-sucedido, com muitos jogos e recursos exclusivos. Sem dúvida, o PS4 será lembrado por sua fantástica biblioteca, acessibilidade e facilidade de uso, mas analisar muitos dos recursos do Xbox One poderia ajudar o novo sistema PS5 a alcançar seu verdadeiro potencial.

Independente do tempo do PS4 no centro das atenções, é hora do próximo sistema tomar seu lugar. Muita informação sobre o PS5 já foi revelada. O controlador parece uma evolução dos projetos anteriores da Sony. O console tem uma aparência aparentemente “limpa”, pois as cores branca e preta combinam bem. E talvez o mais importante, muitos jogos e projetos novos já foram anunciados para a plataforma. Embora o futuro pareça brilhante para a Sony, não se pode deixar de imaginar que outros recursos estão planejados para o console.

PlayStation 5
Imagem: Reprodução

Embora Sony e Microsoft tenham títulos semelhantes nos dois consoles, a única coisa que sempre os diferencia são os jogos exclusivos de cada plataforma. Na próxima geração, é duvidoso que o PS5 comece a adotar alguns dos títulos da Microsoft. No entanto, o Xbox One tem muitos recursos fantásticos dos quais o PS5 poderia se beneficiar seriamente.

Recursos que o PS5 deve considerar

O Xbox One possui um “controle remoto”, que parece ideal para navegar em aplicativos como Netflix e Hulu (EUA). Para muitos jogadores casuais, eles podem não usar o console para jogar tanto quanto para essas tarefas menos estimulantes. Os serviços de streaming de vídeo são tão comuns que ter um controle remoto pode ser um ótimo complemento para um público mais descontraído. Cerca de uma década atrás, a Nintendo encontrou muito sucesso com o conceito de “controle remoto” na forma do Wii. Embora o objetivo de tal controle fosse diferente para o PS5, ainda poderia ser um ótimo complemento para o console.

PlayStation 5
Imagem: Reprodução

Há outros recursos ausentes no PS4 que são um tanto desconcertantes. Ele não pode reproduzir discos Blu-ray 4K, enquanto o Xbox One pode com facilidade. A importância desse recurso ultrapassa uma simples exibição de filme. Os discos 4K podem ocupar muito mais espaço, obviamente permitindo que os discos do jogo carreguem ainda mais conteúdo.

Além disso, especialmente nos modelos PS4 mais antigos, o ventilador embutido que esfria o console pode ficar muito alto ao reproduzir títulos mais exigentes. Isso está menos relacionado ao PS4 Pro, mas ouvir o console roncar durante um momento intenso ou de cortar o coração pode definitivamente tirar o jogador do jogo rapidamente. Ambas as alterações fariam com que o console funcionasse melhor e tornariam a experiência de jogo mais agradável e moderna.

O maior recurso que a Sony deve considerar para seu próximo console é a compatibilidade retroativa com títulos mais antigos. O Xbox One podia jogar não apenas títulos do Xbox 360 com facilidade, mas também títulos do Xbox original. O PS4 não conseguiu ler os discos de nenhum de seus antecessores.

Embora seja um pequeno recurso a ser omitido, a capacidade de possuir um console que reproduz tudo é uma enorme vantagem que geralmente passa despercebida, e vale destacar que mesmo que a Sony tenha fornecido alguns títulos mais antigos por meio de seu serviço online, a biblioteca é muito limitada e deve ser paga.

No geral, o PS5 pode se tornar um console revolucionário. Parece que no PS4 a Sony teve ótimas ideias, mas errou o alvo com outros detalhes e recursos menores. Se o PS5 puder escrever os pequenos erros de seu irmão mais velho, com certeza teremos um dos melhores consoles desta geração.

Leia também: