Publicidade

Saiba porque GTA 4 foi CENSURADO para a Austrália

Gostou? Compartilhe!
Grand Theft Auto 4
Imagem: Divulgação
Publicidade

O Australian Classification Board é notório por suas restrições a conteúdo adulto em videogames, então era inevitável que o jogo Grand Theft Auto 4 da Rockstar tivesse que se adequar ao se aproximar de seu lançamento em 2008 no país. A versão australiana de GTA 4 apresentou menos sangue e conteúdo sexual mais contido, até que um DLC desfez as mudanças (mas resultou em nova censura em um país totalmente diferente).

Grand Theft Auto, como uma série, tem flertado com polêmica há anos. Desde que GTA 3 trouxe a série para o 3D, as controvérsias do game surgiram, geralmente relacionadas às representações de conteúdo violento ou sexual nos jogos.

Um dos mais infames, por exemplo, foi a controvérsia do Hot Coffee (Café Quente) em San Andreas, que levou a ESRB a alterar temporariamente a classificação do jogo para Somente Adultos depois que um mod popular reintroduziu um minijogo de sexo cortado do lançamento oficial.

Continua depois da Publicidade

As classificações australianas historicamente colocam atenção nos jogos do que outros países, banindo em um ponto títulos como Fallout 3 e Left 4 Dead 2. Em 2013, o governo australiano introduziu uma nova classificação R18 + (via GameSpot AU) que permitia uma classificação mais ampla de títulos para lançar sem censura, já que a classificação anterior mais alta era MA15 +.

Antes da nova classificação, entretanto, qualquer jogo considerado impróprio para 15 anos de idade poderia ser classificado como “R” e banido imediatamente. Para evitar isso, a Rockstar mudou o GTA 4 de algumas maneiras importantes antes de seu lançamento na Austrália.

As mudanças

O sangue e o conteúdo sexual de Grand Theft Auto 4 foram os principais alvos da censura para o público australiano. Conforme catalogado pelo Movie-Censorship.com, a versão australiana de GTA 4 incluía efeitos reduzidos de sangue coagulado: quando NPCs eram mortos, nenhum sangue se acumulava sob seus corpos, e os efeitos nos próprios corpos (ou seja, sangrando nas roupas se feridos) eram removidos.

No entanto, marcas de pneus ensanguentadas permaneceram em ambas as versões. A outra grande mudança pode ser vista quando os jogadores contrataram profissionais do sexo. Em outras versões de GTA 4, os jogadores podiam escolher o ato sexual específico que queriam comprar e, em seguida, ajustar a câmera para assistir à animação do carro do protagonista Nico. Na versão australiana, não havia opções de ato sexual e a câmera permanecia travada na parte traseira do carro, que simplesmente balançava para cima e para baixo.

Estranhamente, essas mudanças foram revertidas logo após o lançamento do console do Grand Theft Auto 4 em abril de 2008. A Rockstar lançou uma versão para PC sem censura na Austrália em dezembro de 2008, de acordo com um relatório da Kotaku de 2009, e a expansão Grand Theft Auto 4: The Lost and Damned da versão Xbox 360 foi lançada sem censura em fevereiro de 2009.

Chegou ao PC e PlayStation 3 em abril de 2010 , e todos tiveram a mesma classificação MA15 + do lançamento original do console censurado. Por outro lado, The Lost and Damned censurou acidentalmente as versões europeias do jogo 360, de acordo com o Digital Spy, pois “as informações de censura entre as versões europeia e australiana do jogo foram trocadas” por engano. Isso foi corrigido posteriormente, deixando as versões atualizadas do Grand Theft Auto 4 sem censura.

Grand Theft Auto 4 foi lançado pela primeira vez para PlayStation 3 e Xbox 360 em 29 de abril de 2008.

Via: Screenrant/Camden Jones

Leia também:

CONTEÚDO RELACIONADO