Anitta FIFA 21
Imagem: EA

Um dos maiores problemas de análise de jogos e muitas vezes lives, são as trilhas sonoras. Muitos já devem ter conferido um vídeo mostrando como funciona o game e quando retorna para dar outra conferida, ele sumiu. Isto é muito comum, infelizmente. O pior, é quando o game foi enviado pela própria desenvolvedora para análise e ela mesma barra a publicação.

Pois bem, a partir do Title Update 3.1 for FIFA 21, a opção “Desativar todas as músicas para fins de streaming” foi adicionada. Embora a atualização contenha mudanças no Modo Carreira, Ultimate Team e Volta Football, é esta adição em particular que é a mais notável, embora não seja mencionada nas notas do patch.

O FIFA 21 sempre prova ser um jogo popular entre a comunidade de criadores de conteúdo, então essa adição é bem-vinda para aqueles que temem que os direitos autorais tirem seu sustento. A opção foi projetada para esse fim, com o rodapé informando que fazer isso deve “evitar violações de direitos autorais“. Leia-se DEVE, porque não é 100% garantido.

Desde a onda de uma guerra que envolve a DMCA no início deste mês nos EUA, criadores de conteúdo e streamers vocalizaram seu imenso descontentamento em relação ao seu conteúdo ser excluído em plataformas como Twitch e não fornecer os meios para eles contestarem esses ataques. Há muita confusão em torno do que é e do que não é aceitável para a plataforma, considerando a natureza litigiosa das gravadoras em relação aos direitos autorais da música.

Com as versões do FIFA 21 marcadas para serem lançadas em 4 de dezembro, haverá um aumento na demanda pelo jogo e espera-se que esse recurso para desativar a música seja incluído nas versões da nova geração de consoles no lançamento.

Todos os anos, surgem inúmeras reclamações em relação ao título, geralmente em relação à dependência da série de futebol de microtransações. A única faceta de um jogo FIFA que sempre escapa das críticas e é recompensada com elogios da comunidade é a sua trilha sonora, e FIFA 21 não é exceção.

A trilha sonora licenciada contendo nomes como Anitta, Dua Lipa, Tame Impala, Charli XCX e Stormzy oferece muita diversão para os jogadores. Embora seja uma pena que os streamers não consigam ouvir a trilha sonora, um sacrifício deve ser feito para que eles transmitam o game e mantenham seu sustento.

Mas o que é DMCA?

O Digital Millennium Copyright Act de 1998 (DMCA) é uma lei dos EUA que limita a responsabilidade dos provedores de serviços on-line pela violação de direitos autorais causada por seus usuários. Para se qualificar, os provedores de serviços on-line devem fazer — e não fazer — certas coisas. Os aspectos mais conhecidos da DMCA são os requisitos de que um provedor de serviços remove materiais dep

FIFA 21 já está disponível para PC, PS4, Switch e Xbox One, com as versões PS5 e Xbox Series X / S chegando em 4 de dezembro.

Fonte: Eurogamer/Game Rant/Vimeo

Leia também: