God of war
Shad Gaspard, que emprestou seu físico como molde para Kratos, em God of War (PS4).

O Ator, dublê e ex-lutador de WWE, Shad Gaspard, morreu aos 39 anos nesta semana em Los Angeles, Estados Unidos. Shad estava nadando numa praia com o filho Aryeh, de 10 anos, quando ambos foram surpreendidos por uma forte onda que os arrastou para longe da margem. O filho de Gaspard conseguiu ser salvo graças a um ato heroico do pai, que priorizou seu salvamento.

O acidente

No último domingo (17), Shad estava nadando com seu filho em Venice Beach, uma praia no Condado de Los Angeles. Era o primeiro final de semana que a região estava tendo na reabertura das praias, que até então estavam interditadas por conta da pandemia de COVID-19.

Subitamente, pai e filho foram surpreendidos pela força da água, que em alguns segundos jogou os dois para cerca de 200m da praia, deixando ambos em uma situação conhecida como “zona de impacto”, onde as ondas se batem, empurrando para baixo quem estiver ali.

De acordo com Kenichi Haskett, chefe de seção do Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, a maneira mais precisa de descrever a situação é compará-la com estar dentro de uma máquina de lavar com tampa frontal. “As ondas continuam batendo em você, empurrando-o para baixo. .. Eu já passei por isso, esse tipo de resgate. Você acha que pode morrer.” disse o bombeiro.

Standard Rescue Can - YouTube
Tipo de boia usada no resgate

Era o próprio Haskett que estava de plantão neste dia. Ao se deparar com a ocorrência, o bombeiro nadou rapidamente em direção aos dois, mas ao chegar no local onde ambos estavam, ficou diante de um dilema. Devido a força das águas, o garoto não conseguia segurar a boia, e foi aí que o pai de Aryeh teve um gesto nobre: “Salve meu filho” teriam sido as últimas palavras de Shad Gaspard, de acordo com o bombeiro, que agarrou o garoto, e com o auxílio da boia, conseguiu ir até um local seguro.

Contudo, ao retornar ao local, algo que demorou cerca de três minutos, o salva-vidas ainda viu Shad, mas antes que conseguisse chegar mais perto, uma onda o empurrou o ex-lutador para o fundo, desaparecendo na frente do bombeiro.

Última ordem

Na praia, o filho de Shad foi atendido pelo paramédico Steve Smith, que relatou a grandeza do derradeiro ato do pai. De acordo com Steve, o garoto repetia a todo momento que o pai o mandou ir com o salva-vidas, e mais: quando o bombeiro estava chegando, ordenou que o filho o empurrasse, de modo que ele servisse de ponto de apoio para que o garoto chegasse até o bombeiro.

Embora a situação vivida por Kenichi Haskett tenha imposto um dilema que ninguém gostaria de enfrentar, o bombeiro definiu a situação de maneira nobre. “Por outro lado, com base no caráter dos cavalheiros, nunca houve uma escolha.” define Kenichi, que também tem um filho da mesma idade. O corpo de Shad só foi encontrado nesta quarta-feira (20).

Repercussão

Nas redes sociais, diversos artistas postaram suas condolências diante da perda. Dwayne Jhonson foi um dos amigos que lamentou a perda.

O profissional

Além de lutar na WWE Superstar, Gaspard trabalhou em produções de cinema (mais recentemente como dublê em Aves de Rapina), TV e videogames, como na captura de movimentos de Batman The Enemy Within, como Bane.

As postagens de Shad sempre deixavam evidente o seu envolvimento apaixonado com os universos em que trabalhava. Essa ‘briga’ com as Tartarugas Ninja, por exemplo, não deixam dúvidas:

Contudo, o mais notório trabalho de Shad nos games foi certamente o empréstimo de seu físico para modelar Kratos em God of War, para PS4.

Os perfis ligados a God of War nas redes sociais ainda não se manifestaram sobre o falecimento do colaborador até o momento.

Enquanto isso, na comunidade Playstation:

Cenas de The Witcher 3
Obs.: Não é só de PS, mas choca igualmente