Shigeru Miyamoto
Imagem: Shigeru Miyamoto

A série Super Mario completou oficialmente 35 anos e, com esse marco, vêm alguns conselhos de vida do criador Shigeru Miyamoto para o encanador. O ícone do jogo de plataforma passou por muitas provações, mas seus títulos permaneceram no coração de muitos por fornecer diversão para gerações de jogadores em todo o mundo.

Durante meses, houve rumores de que a Nintendo faria muita coisa para comemorar o 35º aniversário de Mario. A espera finalmente valeu a pena este mês, quando de surpresa a Nintendo lançou um Nintendo Direct com uma variedade de títulos do personagem.

O primeiro anúncio foi a coleção Super Mario 3D All Stars contendo alguns dos maiores jogos de plataforma 3D de Mario. Apesar de uma advertência bizarra de estar disponível apenas por um tempo limitado, os fãs ficaram felizes ao ver esses jogos de plataforma clássicos do Mario chegarem no Switch.

Conselhos de pai para filho

Uma recente entrevista da CNN com Shigeru Miyamoto levou o lendário designer de jogos a falar sobre o aniversário de Mario, incluindo os conselhos de vida que ele daria ao encanador. De acordo com a entrevista, se Mario tivesse realmente 35 anos no jogo, Miyamoto lhe diria:

Viver de uma maneira que é fiel a si mesmo é mais agradável do que competir com os outros. Você vai se manter muito ocupado, então não se esqueça de malhar e de manter o bigode bem cuidado.”

Isso está de acordo com o que Mario representa nos jogos: enquanto muitas partes da indústria de games lutam para obter o que há de mais quente com gráficos HD e taxa de desempenho, Super Mario está fazendo seu próprio trabalho, aplicando a abordagem da Nintendo de colocar a diversão acima de tudo.

A entrevista também fala sobre como Mario foi criado na década de 1980. Ao projetar Mario, Miyamoto declarou que “estava tentando usar a tecnologia disponível na época para produzir um personagem de aparência distinta a partir de um pequeno número de pixels, e isso resultou em Mario”. Ele também declarou o motivo pelo qual escolheu fazer do ícone do videogame um encanador de 26 anos de Nova York: “Queríamos que ele fosse alguém que pudesse morar perto de você, e não um super-herói.

Mario apareceu em jogos de vários gêneros desde que revolucionou a indústria de videogames. Ele já participou de corridas de kart, esportes, festas, dança, RPGs e muito mais. Mas talvez a coisa mais comovente sobre Mario seja o que Yoshiaki Koizumi, produtor de títulos como Super Mario Odyssey, disse sobre o mascote.

“Não importa em que mundos ele esteja, Mario continua sendo Mario. Talvez isso seja estranho, mas acho esse fato muito reconfortante.”

Isso é algo que permaneceu uma constante ao longo das aventuras de Mario. A Nintendo tem tudo a ver com diversão e, independentemente do jogo, Mario sempre permanecerá fiel a esse princípio básico. Os fãs podem esperar que esta série perdure por muitos anos como resultado desse princípio, e eles podem reviver suas memórias com os maiores sucessos de Mario quando a coleção Super Mario 3D All Stars for lançada nesta sexta-feira.

Leia também: