pokeprincxss
Imagem: digitalprincxss

A Nintendo tem a reputação de proteger agressivamente sua propriedade intelectual, agindo rapidamente para derrubar projetos de fãs como Pokémon Uranium e o jogo Battle Royale Super Mario Bros. Agora, aparentemente, a empresa tem como alvo a estrela de TikTok, pokeprincxss, forçando a popular streamer a mudar completamente a marca de sua identidade online e entregar o dinheiro que ganhou com merchandising.

Pokeprincxss tinha 1,9 milhão de seguidores no TikTok no momento em que este artigo foi escrito, e ela também tem muitos seguidores no Twitch. No entanto, ela não pode mais usar o nome de pokeprincxss e agora é conhecida online como digitalprincxss. Em um vídeo recente no YouTube, a estrela do TikTok explicou a situação, revelando porque a Nintendo a processou e a forçou a mudar sua marca.

ATENÇÃO: O vídeo contém linguagem ofensiva.

O nome pokeprincxss é diretamente inspirado na franquia Pokémon da Nintendo. Além disso, a criadora de conteúdo também possui várias tatuagens de Pokémon. Capitalizando sua fama no TikTok, pokeprincxss começou a vender mercadorias com base em sua identidade online, como muitos criadores populares do aplicativo o fazem, e ela também registrou seu nome de usuário no site LegalZoom.

Com o nome pokeprincxss claramente inspirado na franquia Pokémon, ela criou mercadorias que apresentavam imagens de Pokémon, como Pokébolas, por exemplo. “Eu era jovem e burra e estava indo com força total porque não sabia que o que estava fazendo era errado”, explicou ela.

Pokeprincxss acreditava que usar as imagens do Pokémon era aceitável, pois cairia na paródia, e ela viu muitas outras pessoas vendendo conteúdo Pokémon, como fan art online.

Mas então, dois meses atrás, pokeprincxss recebeu um e-mail do LegalZoom explicando que ela havia recebido uma ordem de cessar e desistir do nome. Parece que a Nintendo não queria que as pessoas pensassem que ela era afiliada da empresa, já que pokeprincxss também trabalha na indústria de entretenimento adulto. Como se pode imaginar, isso entra em grande conflito com a imagem familiar da Nintendo.

Pokeprincxss contratou um advogado que a ajudou a resolver o problema com a gigante japonesa, bem como a auxiliá-la no processo de reformulação da marca. Alguns fãs perguntaram por que ela não podia simplesmente mudar a grafia para “poki” ou algo semelhante, mas ela explicou que ter qualquer coisa que parecesse estar relacionado a Pokémon em seu nome poderia colocá-la em mais problemas legais com a Nintendo.

Ela também notou que não tinha certeza de por que havia algumas pessoas com “poki” no nome que ganham dinheiro com isso e não têm problemas, talvez se referindo ao popular streamer do Twitch, Pokimane, embora isso não tenha sido especificado.

Entretenimento Adulto

Pokeprincxss acredita que ela pode ter chamado a atenção da Nintendo por causa de seu trabalho na indústria de entretenimento adulto, e pela marca registrada que ela fez para o nome, ser por vender mercadorias com imagens de Pokémon. No final das contas, ela teve que pagar à Nintendo todo o dinheiro que ganhou com as vendas de mercadorias, e agora está usando o nome digitalprincxss online.

Alguns fãs apontaram que o nome digitalprincxss poderia entrar em apuros – também -, porque alguns podem associá-lo ao rival de Pokémon, o game e anime Digimon. Mas de acordo com seu Twitter, ela está confiante de que evitará qualquer problema legal com Digimon, já que nenhum de seu conteúdo ou sua marca tem algo a ver com a franquia.

Pokeprincxss enfatiza no final de seu vídeo que ela não tem ressentimentos pela Nintendo. Embora seja perturbador para ela ter sido processada por uma empresa que teve uma grande participação em sua infância, ela insiste que continuará apoiando a Nintendo. “Vou dar minha alma à Nintendo. Depois de assistir a este vídeo, vá comprar um Switch ou algo assim.”

Fonte: Twitch/TikTok/Youtube/Nintendo Life/Game Rant/Vice

Leia também: