Publicidade

Streamers entram em GUERRA após Twitch excluir contas sem aviso

Gostou? Compartilhe!
Twitch
Imagem: Montagem
Publicidade

Inúmeros streamers do Twitch estão vendo seu conteúdo removido sem aviso, no que está sendo referido como um “banho de sangue DMCA“. Apesar de ser indiscutivelmente a plataforma de streaming de videogame mais proeminente da internet, o Twitch tem sido o centro de muitas controvérsias.

O Twitch sempre foi rápido em banir streamers e remover conteúdo. Às vezes, isso é o melhor, como quando a plataforma baniu permanentemente o polêmico usuário LeafyIsHere. O infame criador de conteúdo começou no YouTube e ganhou notoriedade por postar conteúdo projetado especificamente para irritar e insultar outras pessoas. Seu uso constante de linguagem odiosa o baniu do YouTube, e ele não durou muito no Twitch. Embora Leafy certamente tenha fãs, a maioria concordaria que ambas as plataformas ficam melhores sem ele.

Mas, seguindo essa proibição merecida, o Twitch parece estar indo longe demais. A plataforma aparentemente recebeu muitas reclamações de DMCA (Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital) para músicas lançadas de 2017-2019 e decidiu resolvê-las excluindo todas as transmissões ofensivas sem aviso ou recurso para os jogadores que as postaram.

Continua depois da Publicidade

O massacre como vem sendo chamado, foi relatado pela primeira vez por Rod Breslau, que incluiu a mensagem que o Twitch enviou aos usuários afetados. O procedimento é flagrantemente impiedoso: a plataforma observa que “ao excluir este conteúdo, não estamos dando a você a opção de registrar uma contra notificação ou buscar uma retratação do detentor dos direitos”.

Os streamers do Twitch, como Devin Nash e Viss, avaliaram o quão absurdo é o comportamento da plataforma, especialmente porque não existe um sistema de identificação para que os usuários descubram o que está sendo alvejado pelo DMCA.

O Twitch divulgou um comunicado oficial na conta Twitch Support no Twitter, expondo seus planos para evitar calamidades como esta no futuro. O plano principal parece facilitar a exclusão de clipes ofensivos no futuro, o que é um pequeno conforto para os streamers que já tiveram seus canais eviscerados.

Esta não é uma maneira de o Twitch tratar seus criadores de conteúdo. As quedas rápidas e brutais do site cheiram a desespero. A plataforma de streaming está claramente mais interessada em evitar problemas legais para si mesma do que em proteger os direitos e o conteúdo de seus usuários.

Os espectadores do Twitch já tiveram que aturar muitos comportamentos decepcionantes, como por exemplo, quando o site recentemente tentou mostrar anúncios aos usuários no meio de transmissões ao vivo, interrompendo momentos potencialmente importantes nas mesmas ou anúncios de jogos. Compreensivelmente, esse movimento era odiado por todos e foi removido.

Os criadores de conteúdo merecem algo melhor do que um site que descarta seu conteúdo em um segundo para salvar sua própria pele. É uma exibição vergonhosa de uma plataforma que já fez muitas escolhas erradas. Esperançosamente, o Twitch aprenderá com esta calamidade e se sairá bem com seus streamers no futuro.

Fonte: Twitter/Screenrant/The Gamer/Game Spot

Leia também:

CONTEÚDO RELACIONADO