Art of Atari

Atari, um dos principais nomes na história dos videogames, isto se não for O Principal nome. A empresa foi uma das pioneiras na indústria dos consoles que conhecemos atualmente. Antes dela, caso um usuário quisesse jogar algum título, deveria comprar o computador.

Pode até parecer ridículo atualmente, mas até os anos 1970, isto era algo muito comum. Os computadores não eram o que imaginamos hoje, ou seja, um Personal Computer (Computador Pessoal ou PC), mas sim um dispositivo grande, pesado e voltado para a indústria tecnológica.

Magnavox Odyssey foi o primeira console caseira de videogame da história. Na tela da TV, Pong, um dos principais nomes da história dos jogos.

Ninguém, ou apenas alguns, imaginavam que um dia as casas estariam com vários computadores e seus derivados para que toda a família pudesse usufruir de suas facilidades. E era desta maneira com os jogos. Eles não eram – ainda – da maneira como começou a ser vista nos anos seguintes.

Ainda era uma tecnologia para o futuro, para gente que não tinha o que fazer etc. Até que uma empresa apareceu e desenvolveu um console onde poderia ser encaixado um cartucho com um jogo! Aí nascia uma das maiores febres que nunca mais parou. Alguns até pensaram que ela iria acabar, mas foi apenas momentâneo.

Espera, mas o que é TBT que está no título? TBT significa throwback thursday, que pode ser traduzido do inglês para quinta-feira do retorno ou regresso. É uma hashtag utilizada pelos usuários de redes sociais para marcar fotos que se referem ao passado, que trazem saudades, simbolizada por #tbt.

Nasce a Atari

A Atari, Inc. nasceu em 1972 pelas mãos de Nolan Bushnell e Ted Dabney e no mesmo ano começou a produzir em massa máquinas que reproduziam o jogo Pong! Durante os quatro anos seguintes, a empresa não apenas virou um ícone do mercado de entretenimento, mas também moldou a maneira de como se trabalha.

Na foto, Ted Dabney (a esquerda) está em frente a uma máquina de Arcade do Pong em 1973 com o co-fundador Nolan Bushnell (da esquerda para a direita), o chefe de finanças Fred Marincic e o homem a quem foi creditado a ideia de Pong, Allan Alcorn. Crédito: Allan Alcorn/Computer History Museum

As pessoas acham que foi a Google quem implantou o método de trabalho livre, onde as pessoas podem entrar na hora que desejam e saírem quando bem entendem. Ou seja, caso ele queira entrar ao meio dia, é problema dela, pois é um adulto e sabe quais são suas responsabilidades. O importante é entregar o seu trabalho dentro do prazo. A mesma coisa com a liberdade do uso de roupas. Isto tudo foi a Atari quem começou.

Portanto, a empresa não estava apenas moldando a maneira como o consumidor comprava e usufruía de seus produtos, mas também a forma como empresa e trabalhador, podiam tirar o máximo e o melhor de si, com uma certa liberdade e coerência.

Sucesso e queda

O sucesso foi tamanho, que em 1976, a empresa foi vendida para a Warner Communications, que aproveitou para adaptar seus filmes e de outras empresas para o console. Infelizmente, após a crise de 1984, a Atari foi dissolvida em duas empresas. A famosa crise, foi devido a enorme quantidade de jogos lançados sem o mínimo de qualidade.

Os executivos achavam que vender qualquer jogo sem um desafio ou enredo, era o que as pessoas queriam e iriam sempre comprar. E depois do fracasso de ET (fica para uma outra matéria), a indústria foi impactada e os consumidores deram um basta por não se sentirem mais atraídos pelos games.

As duas Ataris

A Atari Games continuou sobre propriedade da Warner Communications até ser vendida para a Namco, logo após isso retornou para a Time Warner, onde seguiu independente por 7 anos. Depois deste vai e volta, ela foi comprada pela Midway Games, se tornando agora Midway Games Austin, até ser – novamente – fechada e seus ativos terem sido adquiridos junto de toda a Midway pela Warner Bros. Interactive Entertainment e se tornarem a atual NetherRealm Studios.

A segunda empresa foi a Atari Corporation Games, que foi vendida para Jack Tramiel, mas que após alguns anos foi adquirida pela GT Interactive e Hasbro, se tornando a Hasbro Interactive, até ser comprada pela Infogrames Entertainment SA, se tornando em 2009 na Atari SA.

Como pode ser visto, a Atari nunca deixou o mercado e seu legado apenas mudou de nome, continuando em outros segmentos com o sucesso que sempre possuiu.

Atari 2600

Os aficionados por retrô games conhecem bem este nome. Aqui nasceram os verdadeiros clássicos que até hoje são jogados por várias gerações. O Atari 2600 trouxe alguns dos melhores games dos Arcades. Nem sempre adaptados de uma maneira correta, como o catastrófico Pac-Man, que tinha tantos bugs, que era praticamente impossível conseguir jogá-lo.

Mesmo assim, o Atari 2600 teve verdadeiras lendas como Enduro, Pitfall, River Raid, Missile Command, Star Wars, entre tantos outros. Além do destruidor de joysticks Decatlon e o famoso X-Man, que não era baseado nos mutantes da Marvel, mas sim um game para adultos.

River Raid

Durante muito tempo, o console foi o rei das casas e a alegria de várias crianças que hoje são pais de crianças e adolescentes que jogam no Playstation, Xbox ou Switch, e chamam de clássicos, games como Resident Evil. Não é um desmerecimento, mas clássicos são aqueles do século passado, que deram o pontapé inicial para a criação de tecnologia e histórias que podemos jogar em títulos nos consoles desta geração.

A importância da Atari

Como pode ser conferido, quem começou com o slogan Isto não é um brinquedo, foi a Atari. A Nintendo copiou a frase modificando-a para: Isto é um brinquedo.

Para se ter uma ideia do quanto a Atari foi importante, imagine se ela jamais tivesse existido. Alguma outra empresa poderia ter nascido e feito o que ela fez, mas o atraso já seria enorme. Ou talvez aquela centelha que os criadores da empresa tiveram, jamais tivesse acendido em outros empreendedores.

Pois estamos falando de uma época em que a Guerra do Vietnã era o principal assunto e a Guerra Fria entre os EUA e a extinta União Soviética (URSS), trazia medo em cada país que não sabia quando um dos dois iria apertar o botão e soltar as temidas bombas nucleares.

Estes são assuntos que estão envolvidos em várias narrativas de games famosos como Metal Gear, Ace Combat e até mesmo nos títulos de terror como Resident Evil, que usa de paralelo experimentos com bio terrorismo em sua narrativa.

E isto é um pouco da história deste, que muitos achavam que havia morrido na crise do início dos anos 1980, mas que continua até a segunda década do século XXI trazendo inovação no universo e na indústria de games.

Agora deixe para nós nos comentários se já conhecia um pouco da história da Atari, com qual console começou a jogar e qual game é o seu preferido.

Leia também: