Street Fighter 2 carro
Imagem: Montagem

Quem não se lembra do famoso estágio bônus de destruição do carro de Street Fighter II? Este é sem dúvida alguma um dos cenários mais icônicos dos jogos. Os jogadores dos “fliperamas” devem se lembrar da diversão que era após algumas lutas chegar nesta fase e “descer o dedo” para destruir o carro.

Lógico que ainda tinha os barris, mas destruir o carro era mais legal! O automóvel em questão era um sedan japonês, que deveríamos despachar durante o estágio bônus, e se conseguíssemos acabar com ele antes do relógio terminar, ganharíamos uma bela quantidade de pontos. Isto de acordo com o seu tempo. Esta bônus apareceu em quase todos os jogos da franquia, menos em Street Fighter V.

Um carro com história!

Este é realmente um sedan que possui história, mesmo não tem feito nada para ninguém ir até lá e o agredir. Apenas apareceu por ali e alguém resolveu, “ah, vamos lá destruir ele”. Mas não é bem assim. Navegando pelo Street Fighter Wiki, descobrimos que existe sim uma história de fundo.

Ela está no Street Fighter II Complete File, uma coleção de livros de arte e CDs lançada no Japão. Segundo ele, a ideia por trás de toda esta destruição, é que os carros são fornecidos por um vendedor não identificado, que desafia os lutadores a destruírem seu estoque de carros não vendido por um prêmio em dinheiro!

Não seria melhor tentar dar um desconto? De qualquer forma, esta não é bem uma explicação que deva ser levado 100% já que o Complete File não está mais sendo produzido e a página do Wiki para a coleção não mostra tais evidências. Quem possuir, deixa um comentário para gente!

A conexão entre Street Fighter e Final Fight

A história por trás do estágio do carro de Street Fighter é significativamente mais fácil de identificar (ou pelo menos especular) fora da tradição do jogo. Do ponto de vista de um designer de jogos, o estágio atua como uma pausa aliviadora após várias lutas.

Pode não ser natural imaginar que o modo arcade de um jogo de luta precise de ritmo, mas sem o estágio do carro, o jogador não tem nenhum tempo de inatividade emocional. Não é nada mais do que uma torrente de lutas de alta intensidade sem estes estágios de bônus.

Incluir estes estágios oferece aos jogadores um espaço seguro temporário. Eles não terminam o jogo por falharem e podem experimentar os movimentos dos personagens de Street Fighter 2 sem o risco de serem derrotados por um bot. Também é uma espécie de novidade. O estágio do carro de Street Fighter 2 é na verdade uma referência a um estágio bônus quase idêntico da série de beat-‘em-up da Capcom, Final Fight.

A versão original do estágio de bônus do Final Fight segue a mesma ideia básica de seus descendentes, com apenas algumas pequenas alterações. É possivelmente o único exemplo da fase do carro que inclui uma arma no ambiente para o jogador.

Ele também aponta as seções vulneráveis ​​do carro, eliminando um pouco do mistério associado ao aprendizado do padrão do automóvel. Em termos de tradição, os heróis de Final Fight recebem uma justificativa vaga para o que estão fazendo. Uma passagem perfeita pelo palco revela que o carro em questão pertence a Bred, um membro da facção antagonista do jogo.

Após 30 anos, Street Fighter II ganhou uma reputação quase mítica. Outros elementos do jogo são famosos por terem histórias de fundo com uma sensação de mistério. O sistema combo, por exemplo, foi supostamente descoberto como um feliz acidente.

A capacidade de cancelar as animações normais de movimento de um personagem com um ataque especial não era algo que os desenvolvedores pretendiam originalmente para ser o ponto focal do jogo. Da mesma forma, a lenda dos fliperamas de “Shen Long” espalhou rumores nos fliperamas dos anos 80 sobre um personagem secreto, quando na verdade o termo veio de uma tradução incorreta da técnica “Shoryuken” de Ryu.

Ainda assim, o boato resultou em personagens como Akuma e Gouken. Pode ser emocionante acreditar que tudo associado a Street Fighter II carrega um nível de gravidade semelhante a esses exemplos, especialmente quando se torna icônico como o palco do carro, mas a realidade é que a cena é simplesmente uma pausa divertida para adicionar variedade e pausa na tensão.

Fonte: Street Fighter Wiki/Screen Rant/Neotorama

Leia também: