Super Mario
Imagem: Ilustrativa

A franquia Super Mario nestes 35 anos sempre foi conhecida por sua jogabilidade de fácil acesso. Por causa de seus controles suaves e design atraente, você presumiria que cada entrada na série é como tirar doce de uma criança. Embora os jogos sejam relativamente fáceis, a Nintendo tende a colocar pelo menos um estágio realmente complicado para os fãs mais obstinados.

Quando os jogadores experientes são questionados sobre os níveis mais difíceis do Mario, geralmente vem à mente o Mundo 8-3 em Super Mario Bros. e a zona final de Super Mario Bros. 3. Por mais complicados que sejam esses cursos, esses títulos foram lançados há mais de 30 anos. Apesar de sua dificuldade ser lendária, Super Mario criou percursos realmente mais desafiadores em outros jogos ao longo dos anos. Alguns deles não têm pontos de verificação ou power-ups, mas estão cheios até a borda com poços de morte instantânea, obstáculos indestrutíveis, inimigos invencíveis e restrições de tempo irracionais.

Depois de morrer em alguns desses estágios pela enésima vez, você vai questionar se a Princesa Peach vale a pena ser resgatada. Todos nós conhecemos pessoas que vivem e respiram games e que amam ser desafiadas, mas a dificuldade desses níveis é simplesmente ridícula.

10. Mundo 7-5 – Super Mario Bros. 3

Imagine isso. Você está em um caminho semelhante a um labirinto, tentando encontrar a saída. Por tentativa e erro, você encontra o cano que leva à meta. Por estar no teto, tudo o que você precisa fazer é pular nele para completar o nível.

Mas quando você pula, você bate em um bloco. Mas espere, aquele bloco não estava lá um momento atrás. Naturalmente, você vai para outro local e pula em direção ao cano novamente, apenas para ser impedido por outro bloco sorrateiro. Se isso parece irritante, é o que acontece em todo o nível mais irritante de Super Mario Bros. 3, Mundo 7-5.

Para alcançar o cano, você tem que bater em todos os blocos escondidos que puder encontrar até que eles criem uma ponte. Em seguida, você precisa voltar e encontrar o caminho correto para a saída. Não há como saber onde estão os blocos escondidos, então você só precisa pular como um idiota até encontrar todos eles.

Por mais irritantes que sejam os vilões, seu maior inimigo é o relógio. Quando você começa a ficar sem tempo, fica desleixado, tornando mais provável que você tropece em um Koopa Troopa ou Bob-omb, forçando-o a começar tudo de novo.

9. Pachinko Machine – Super Mario Sunshine

A premissa para o minicurso de pachinko em Super Mario Sunshine é bastante direta. Depois de usar o lançador para disparar para o topo da máquina com tema de pinball, você precisa usar seu pacote de água FLUDD para pousar nos slots abaixo, que contém moedas vermelhas. Depois de coletar todas as moedas vermelhas, um Shine aparecerá. Se você cair no fundo da máquina de pachinko, irá sair por uma abertura e morrerá.

Apesar do fato dos jogos 3D Mario terem sido elogiados por seus controles de câmera revolucionários, essa mecânica neste estágio está em todo lugar. Quando você pega uma moeda vermelha, a câmera vira para que o jogador possa ver Mario quando ele aparecer do outro lado.

No entanto, essa mudança de câmera ocorre esporadicamente, o que significa que você literalmente não consegue ver o que está acontecendo na metade do tempo. Já que sua visão pode ser obscurecida em momentos cruciais, você tem que planar e pular às cegas ao longo deste curso, esperando que pousará no lugar certo. É perfeitamente normal para um jogo Mario ter alguns níveis difíceis, mas a máquina de pachinko parece injustamente complicada devido a esta falha de câmera.

8. The Impossible Maze – Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Mesmo que você saiba exatamente para onde ir em The Impossible Maze in Yoshi’s Island, esta etapa ainda leva pelo menos cinco minutos. Se você não sabe para onde ir, levará consideravelmente mais tempo. Como o esgoto úmido é mal iluminado, é difícil distinguir uma área da outra, o que significa que você estará correndo em círculos na maioria das vezes.

Preocupados que The Impossible Maze não fosse “impossível” o suficiente, os desenvolvedores inseriram um vilão totalmente novo chamado The Grim Leecher, também conhecido como The Purple Zombie, também conhecido como O Inimigo Mais Irritante do Jogo. Se Leecher entrar em contato com Yoshi, ele trocará de posição com Baby Mario, fazendo com que o bebê flutue para longe. Se você não agarrar o pequeno garoto a tempo, você perde uma vida.

Agora, várias outras criaturas no jogo executam uma estratégia semelhante, então o que torna Leecher tão ruim? Bem, quando esta criatura salta sobre Yoshi, ela inverte seus controles, o que desorienta o jogador, tornando muito difícil resgatar Mario. Não há dúvida de que tentar localizar a saída deste local evitando esses buggers é um dos aspectos mais frustrantes de toda a franquia.

7. Mundo 9-6 – Super Luigi U

New Super Luigi U foi uma expansão de New Super Mario Bros. U em que o jogador assume o papel do segundo encanador favorito de todos, Luigi. As fases em NSLU podem ser versões mais curtas do que as do jogo original, mas são muito mais desafiadoras. Além de incluir muito mais obstáculos, cada nível que não seja do castelo tem um limite de tempo de 100 segundos.

Embora este DLC tenha sido claramente projetado para jogadores ávidos, nenhum estágio testa sua coragem mais do que o Mundo 9-6. Como este campo tem barras de fogo à esquerda, à direita e no centro, você precisa cronometrar constantemente seus saltos para evitar que se queime até ficar crocante.

Bem, as barras de incêndio têm sido um incômodo desde o Super Mario Bros. original, mas são, em teoria, fáceis de passar depois de memorizar seu ritmo. O que torna mais do que irritante, é que essa estratégia é impossível neste nível, pois as barras de fogo se movem em diferentes velocidades e direções. Como você está constantemente contra o relógio, há pouco tempo para esperar pelo momento oportuno para disparar através dessas chamas rodopiantes. Mesmo que você tenha atingido o limite máximo de 99 vidas, isso ainda não é o suficiente para completar esta monstruosidade!

6. Mundo 9-7 – New Super Mario Bros. Wii

Quando você está lutando em um nível, a coisa mais sensata a fazer é levar o seu tempo e evitar o pânico. Infelizmente, o Mundo 9-7 em New Super Mario Bros. Wii foi projetado para fazer o jogador fazer exatamente o oposto. O solo desta etapa é coberto por blocos congelados. Se uma bola de fogo entrar em contato com qualquer um desses blocos, ela irá descongelar, liberando um inimigo invulnerável chamado Muncher.

Aqui está o problema: este campo não está apenas infestado de Plantas Piranha de Fogo, mas também há mais de 400 blocos Muncher! Cada segundo que você hesita permitirá que as Piranhas de Fogo derretam mais gelo, liberando mais inimigos. A única maneira de parar as Piranhas de Fogo é matando-as com uma bola de fogo.

Mas se você usar uma bola de fogo, você corre o risco de lançar mais Munchers! Se você acha que pode simplesmente evitar atirar com seu projétil de fogo, muitas seções são preenchidas por Prickly Goombas, que só podem ser derrotados com uma bola de fogo. E porque o gelo é gelo, com certea você vai escorregar e deslizar para baixo por um dos poços de morte instantânea do nível repetidamente.

5. The Impossible Pack – New Super Mario Bros. 2

Muitos jogadores ficaram desapontados com New Super Mario Bros. 2, argumentando que era muito fácil. Parece que os desenvolvedores levaram essa crítica a sério, já que lançaram vários pacotes de cursos para download que aumentaram tanto a dificuldade que até seu arquiinimigo, Bowser, diria: “Ei! Dê uma chance ao Mario!”

O DLC mais difícil tem que ser The Impossible Pack, que na verdade consiste em três fases. Este trio de níveis não só o ataca com picos, lava, poços de morte instantânea e todos os vilões que residem no Reino do Cogumelo, como também não há moedas ou power-ups para ajudá-lo. Pior de tudo, você tem que ultrapassar os obstáculos mais absurdos possíveis em um limite de tempo super apertado. É um daqueles níveis que são tão irrealisticamente difíceis, que se torna estressante em até ver outra pessoa jogando!

4. Não toque em nada – Super Mario Bros. U

O último mundo de Super Mario Bros. U tem um nível complicado chamado Lakitu! Lakitu! Lakitu! onde o vilão surfando na nuvem arremessa Spinies em você enquanto tenta alcançar o objetivo. Este estágio é reutilizado para o Desafio de Coleta de Moedas, Don’t Touch Anything., Em que Mario deve chegar ao mastro sem coletar mais de cinco moedas.

Todos nós tentamos coletar moedas em um jogo Mario, apenas para encontrar nossa morte caindo em um lago de lava ou um poço pontiagudo. Mas se coletar moedas pode ser perigoso, por que continuamos fazendo isso? Porque faz o jogador se sentir incrível! O jingle que você ouve quando Mario coleta uma série de moedas é tão gratificante que vale a pena correr o risco.

Como os jogadores foram programados por 30 anos para pegar cada pedaço de massa que você pode ver em um jogo Mario, é uma sensação torturante quando você não tem permissão. Mesmo que você tente escapar das moedas, as plataformas continuam girando, fazendo com que o jogador pegue algumas por acidente. Não ajuda que uma horda de Lakitus continue jogando Spinies na sua cabeça enquanto você faz o seu melhor para permanecer pobre.

3. A corrida “quase” perfeita – Super Mario Galaxy 2

Depois de localizar todas as 240 estrelas em Super Mario Galaxy 2, você desbloqueará o Grandmaster Galaxy. Assim que você entrar, verá que sua missão se chama The Ultimate Test. Este não é apenas um título, é um aviso do desafio que está por vir. Este estágio arremessa os obstáculos mais difíceis e os inimigos mais difíceis contra você. Minas, Bullet Bills, Sentry Beams, Hammer Bros. Boomerang Bros., trilhos elétricos – esta galáxia tem tudo isso.

Conforme você morre repetidamente, provavelmente pensará que não há como este curso ser mais difícil. Mas quando você completa The Ultimate Test, você desbloqueará a próxima fase: The Perfect Run. Desta vez, você deve completar o nível com uma barra de saúde. Se você acertar qualquer coisa, você está frito. Se você derrapar em um Goomba, deve começar de novo. E sem pontos de verificação para ajudá-lo, The Perfect Run é indiscutivelmente a missão mais difícil em Super Mario Galaxy 2.

Muitos jogadores dedicados obtiveram todas as Power Star em Super Mario Galaxy 2, apenas para ficarem permanentemente presos neste nível gigantesco.

2. O Caminho dos Campeões – Super Mario 3D World

É difícil dizer o que é mais frustrante: desbloquear o último nível de Super Mario 3D World ou vencê-lo. A única maneira de acessar Champion’s Road é completar cada percurso com todos os cinco personagens. Não só isso, você tem que terminar todas as etapas chegando ao topo do mastro da bandeira com pelo menos um personagem.

E o que você ganha pelos seus problemas? Um desafio quase impossível. Pontos de verificação? Esqueça-os. Poderes? Em nenhum lugar para ser visto. Obstáculos ridículos? Tanto quanto os olhos podem ver! Cheio de seções de plataforma ridículas, ladrilhos em colapso, blocos de teletransporte, blocos que desaparecem, robôs que usam laser e todos os inimigos que Bowser pudesse dispensar, é evidente que o nível final do Super Mario 3D World foi projetado de forma que só poderia ser derrotado por jogadores verdadeiramente talentosos.

1. Darker Side Kingdom – Super Mario Odyssey

O Darker Side Kingdom em Super Mario Galaxy é um desafio de proporções épicas. Assim que você entra no interior da Lua, você tem a oportunidade de dobrar sua saúde. Isso é praticamente inútil, pois você pode sofrer uma morte instantânea em TODAS as seções deste nível monstro. O estágio bombardeia o jogador com lava, plataformas giratórias, lasers que abrangem salas inteiras, lava de novo, seções em colapso, lava e mais lava.

Provavelmente, a seção mais frustrante é quando você tem que ter um pássaro Pokio e usar seu bico para arremessar para cima e alcançar uma série de plataformas móveis. Se você cometer um único erro de cálculo, irá cair para a morte.

Mas você pode apenas tentar novamente, certo? Bem, essa é a coisa mais frustrante sobre o Darker Side Kingdom. Não leva apenas dez minutos para concluir este curso, existem ZERO pontos de verificação. Se você fizer um movimento em falso, terá que voltar ao início. Este nível parece mais uma punição do que um desafio e só pode ser vencido por uma quantidade absurda de moagem.

Há um lado positivo: qualquer um que consiga completar este reino pode se referir inequivocamente a si mesmo como um verdadeiro jogador de Mario.

Leia também: