Publicidade

Sucesso de Tekken 7 deixa mais distante o sonho de crossover 3D com Street Fighter, diz produtor

Gostou? Compartilhe!
Street Fighter x Tekken : Já virou quase uma lenda. Imagem: Divulgação
Street Fighter x Tekken : Já virou quase uma lenda. Imagem: Divulgação
Publicidade

Prometido há quase dez anos, o aguardado crossover Tekken X Street Fighter em 3D já é quase uma lenda gamer. E de acordo com o líder da série Tekken, Katsuhiro Harada, o game está se tornando cada vez mais “mais difícil de justificar”. E o culpado disso seria o sucesso de Tekken 7, que já está em sua nova rodada de DLCs.

Diante dessa rara e lucrativa oxigenação em torno de um game de luta, Harada refletiu valeria a pena finalizar (de vez) esse projeto e finalmente lançá-lo.
Contudo, vários outros fatores tem contribuído para que o projeto fosse jogado mais para frente, para não dizer cancelado.

“Tradicionalmente, o ciclo de vida de um jogo de luta é muito curto – talvez um ou dois anos e depois você faz uma sequência. Mas Tekken 7 é muito bem sucedido como um jogo de serviço com o seu DLC. Isso torna muito mais difícil justificar o lançamento de outro jogo, enquanto o Tekken 7 ainda está indo tão bem ”.

Continua depois da Publicidade

Promessa Antiga

Tekken X Street Fighter foi anunciado pela primeira na Comic-Con de 2010. Já o jogo da Capcom (street figther x Tekken) foi lançado em 2012, enquanto a Bandai Namco mostrou muito pouco de seu projeto desde, apesar de insistir várias vezes nos anos seguintes que ainda estava em desenvolvimento.

De acordo com a mais recente fala do produtor sobre o projeto, Harada disse ao VGC que ainda é apaixonado pelo projeto Tekken X Street Fighter, mas seu senso “lógico e comercial” faz com que ele questione se deve tentar competir com o conteúdo pós-lançamento do Tekken 7.

“Sim, estou emocionalmente preparado para isso”, disse ele. “Eu ainda quero lançar o jogo. No entanto, por mais que eu queira continuar com o projeto, as coisas mudaram muito desde 2012. Então eu preciso obter aprovação e preciso falar com a Capcom novamente – eles podem dizer ‘não’ agora ”.

Harada acrescentou que está satisfeito com o progresso que foi feito no projeto, que ele estima estar 30% completo no momento de ser colocado em espera.

“Eu estava animado em ver como a Bandai Namco poderia converter personagens 2D como Akuma de Street Fighter e Geese de The King of Fighters em modelos 3D e fazê-los parecerem realmente sensuais, visualmente”, disse ele, fazendo referência aos personagens convidados em Tekken 7 .

UMA DÉCADA DE DESCULPAS
Confira as principais justificativas de Harada para adiar o projeto até hoje:

1- IBAGENS, mas só ibagens.

Um breve vislumbre do Ryu de Street Fighter no motor Tekken X Street Fighter foi exibido publicamente na Gamescom 2010. No entanto, um ano depois, Harada afirmou que a produção completa do projeto ainda não havia começado.

Tekken X Street Fighter pretendia apresentar o mesmo mecanismo de jogo de luta 3D da franquia Tekken, ao contrário de Street Fighter X Tekken, que apresentava a jogabilidade estilo 2D de Street Fighter IV.

2 – Deixa pra usar na próxima geração de consoles

O jogo era originalmente esperado para ser lançado em Xbox 360 e PS3, no entanto, em março de 2013 Harada disse que a Namco estava “mudando e considerando a estratégia de plataforma” para o jogo, como o lançamento do PS4 Xbox One se aproximava.

3 – Furada de fila

Harada: “Nós começamos o projeto em 2012 e a verdadeira questão interessante foi: o que acontecerá quando a equipe Tekken criar personagens para o Street Fighter? Nós começamos a criar modelos 3D e eu realmente gostei deles – eles pareciam super legais – e o projeto progrediu para cerca de 30% de conclusão.

“No entanto, quando estávamos prontos para avançar com o projeto, a Capcom lançou o Street Fighter V e então lançamos o Tekken 7. Esses títulos são alguns dos melhores jogos de luta de todos os tempos e se tornaram muito bem-sucedidos.

4 – Esperando a onda passar

Em 2016, Harada alegou que o jogo estava em espera “no momento”, uma vez que buscava uma janela de lançamento adequada.

5 – Evitar a treta na comunidade

“Então comecei a me perguntar, eu realmente quero tentar competir com esses títulos enormes? Pode acabar dividindo a comunidade. Essa foi uma consideração séria da perspectiva de marketing.

6 – Não mexer em time que e$tá ganhando

“Então decidi adiar o lançamento do jogo por um ou dois anos. Depois disso, o Tekken 7 agora está indo muito bem como um jogo de serviço.”

CONTEÚDO RELACIONADO