Publicidade
Super Chat

Tutorial: Como comprar um Super Chat e destacar seu comentário no YouTube

Saiba o que é o Super Chat do Youtube e como o utilizar.
Gostou? Compartilhe!
Youtube super chat
Divulgação
Publicidade

O lançamento do Super Chat no YouTube é um indicativo do poder crescente dos criadores de conteúdo de mídia social, da importância dos influenciadores de jogos para uma plataforma social e da popularidade crescente do formato de transmissão ao vivo, principalmente lives de games.

Veja também:

    Com outros programas sociais de transmissão ao vivo, como o Facebook Live e musical.ly’s live.ly, todos competindo por públicos e criadores de conteúdo, o Super Chat é a declaração do YouTube de que levará a transmissão ao vivo a sério.

    Isso tem sérias implicações para influenciadores gamers e profissionais de marketing de todos os setores, e abaixo segue um tutorial de Como comprar um Super Chat e destacar seu comentário no YouTube.

    Continua depois da Publicidade

    O que é o Super Chat?

    O recém-lançado Super Chat do YouTube é um recurso pago destinado a ajudar os criadores de conteúdo a ganhar dinheiro na transmissão ao vivo do YouTube. Os espectadores poderão usar dinheiro real para fazer um comentário, conhecido como Super Chat, se destacar no chat ao vivo de uma transmissão ao vivo para chamar a atenção do público e de um influenciador. De acordo com o suporte do Super Chat do YouTube do Google:

    • Os Super Chats são destacados com uma determinada cor
    • Os Super Chats são fixados no mostrador por um determinado período
    • Os Super Chats têm um comprimento máximo de mensagem definido
    • Os comentários do Super Chat podem permanecer no topo de um stream de chat por até 5 horas
    • A cor de destaque do Super Chat, o tempo fixado no relógio e a duração da mensagem são variáveis ​​e dependem do valor da compra. Os Super Chats substituirão o recurso de Financiamento por fãs do YouTube, uma ferramenta usada pelos espectadores para pagar os criadores.

    Os espectadores podem postar um Super Chat acessando o chat ao vivo de uma emissora e optando por enviar Super Chat. Os usuários podem então escolher um valor de compra e inserir uma mensagem. Os Super Chats serão enviados a todos os espectadores no chat ao vivo e ficarão visíveis para o criador do conteúdo. Uma transmissão ao vivo pode terminar antes que o tempo no relógio de um Super Chat seja concluído.

    Como o Super Chat irá impactar os influenciadores?

    O YouTube ao vivo e o Super Chat trabalharão para promover influenciadores, permitindo que eles cresçam criativamente (compartilhando suas histórias em um formato de transmissão ao vivo cada vez mais popular) e financeiramente (sendo compensados ​​diretamente com as compras dos fãs).

    O pagamento direto dos espectadores incentiva e orienta os criadores de conteúdo a fazer “o conteúdo mais valioso para o público, o que, por sua vez, ganha mais espectadores”. Os influenciadores que usam Super Chats desde o seu lançamento têm sido extremamente bem-sucedidos. Por exemplo, a estrela do YouTube, Typical Gamer, ganhou cerca de US $ 4.000 por meio de doações do Super Chat em uma transmissão de jogo de 90 minutos, de acordo com informações do Tubefilter.

    Como funciona a transmissão?

    Além do pagamento direto e instantâneo, os criadores de conteúdo também terão mais capacidade em uma transmissão ao vivo para interagir com seus maiores “super fãs”. Por sua vez, os criadores de conteúdo e as principais estrelas do YouTube “permanecerão no YouTube para criar conteúdo original mantendo a relevância do site”.

    Por fim, apoiar os influenciadores por meio de recursos de transmissão ao vivo aumentará a capacidade do YouTube de competir como plataforma de transmissão ao vivo. Por exemplo, a monetização de bate-papos ao vivo está alimentando os criadores de conteúdo do YouTube que estabeleceram públicos para adotar o formato de transmissão ao vivo.

    Engajamento

    O Super Chat não é o único recurso de engajamento pago oferecido na transmissão ao vivo. Fornecer recursos de engajamento pagos para os usuários comprarem está se tornando uma prática cada vez mais comum para plataformas sociais que fornecem transmissão ao vivo.

    Por exemplo, as plataformas sociais de transmissão ao vivo live.ly e Live.me têm recursos de engajamento pagos para espectadores em comentários ao vivo que compensam e apoiam diretamente as emissoras (musical.ly; Live.me). A adoção do Super Chat pelo YouTube foi um movimento necessário para se manter competitivo com as plataformas de mídia social que buscam conteúdo original de transmissão ao vivo.

    Por que utilizar na área de marketing?

    O Super Chat é particularmente impactante para os profissionais de marketing porque pode funcionar como uma nova medida de engajamento em uma campanha de marketing de influenciador. Influenciadores com milhares de seguidores e assinantes falsos são excessivos (menos nas redes de vídeo do que no Instagram), e um recurso de engajamento pago fará bem para determinar os níveis de engajamento.

    O Super Chat pode determinar o quão bem um influenciador envolve seu público e quão investido e entusiasmado é o público do mesmo. Isso significa que os profissionais de marketing que usam o Super Chat como métrica podem avaliar melhor com quais influenciadores devem trabalhar e quanto devem pagar a ele durante uma campanha.

    Ainda mais, com mais influenciadores migrando para o YouTube para seu aplicativo de transmissão ao vivo e compensação do Super Chat, as marcas podem precisar considerar o patrocínio de influenciadores em um formato de transmissão ao vivo.

    Isso significa que os profissionais de marketing precisarão trabalhar mais de perto com os influenciadores para desenvolver o conteúdo que melhor se encaixa e é relevante para câmeras e públicos em tempo real.

    Como usar?

    Ativando

    O Super Chat e os Super Stickers são maneiras de gerar receita com seu canal. Usando esses recursos, os espectadores podem comprar mensagens de chat que se destacam e, em alguns casos, fixá-las no topo do feed de chat

    Requisitos para o canal

    Observação: o Super Chat e os Super Stickers não estão disponíveis em vídeos com restrições de idade, não listados ou privados. O Super Chat e os Super Stickers também ficarão indisponíveis se o chat ao vivo estiver desativado.

    Ativar o Super Chat na sua rede

    Permitir que a rede ative o Super Chat

    1. Em um computador, faça login na sua conta da RM do YouTube.
    2. Acesse www.youtube.com/owner_features.
    3. No card “Recursos pagos”, clique em Ativar.

    Ativar Super Chat e Super Stickers para estreias

    O Super Chat e os Super Stickers funcionam com Estreias do YouTube. Se os Super Chats e os Super Stickers estiverem ativados em seu canal, estarão automaticamente ativados nos vídeos de estreia. Siga estas instruções para estrear um vídeo com Super Chat ou Super Stickers:

    1. Em um computador, faça login no YouTube com seu canal que tem o Super Chat ou Super Stickers ativados.
    2. Na parte superior da página, clique em Enviar vídeo  ou visite youtube.com/upload.
    3. Clique em Programado no menu suspenso.
      • Se você selecionar “Público”, a estreia será iniciada assim que o envio do vídeo for concluído.
      • Vídeos não listados não podem ser estreados.
    4. No seu computador, clique no vídeo que você quer enviar.
    5. Na próxima página, ative a opção Estreia.
    6. Selecione a data e a hora da estreia.
    7. Ao fim do processamento do vídeo, clique em Estreia no canto superior direito 

    Requisitos para vídeos individuais

    O Super Chat e os Super Stickers não estão disponíveis em vídeos:

    O Super Chat e os Super Stickers também ficarão indisponíveis se o chat ao vivo estiver desativado.

    Gerenciar Super Chat e Super Stickers

    Super Chats e Super Stickers aparecem como mensagens de chat coloridas no feed. Quando um espectador faz uma compra, a foto do perfil dele fica na parte superior do feed de chat. O tempo de permanência da foto nesse lugar varia dependendo do valor da compra. Quanto mais o espectador gastar, mais tempo os Super Chats ou Super Stickers ficarão no topo do feed de chat. Você pode ver todas as compras desses recursos feitas nos últimos 30 dias em https://studio.youtube.com/channel/UC/monetization/supers.

    Ver compras

    1. Faça login no studio.youtube.com.
    2. No menu à esquerda, clique em Monetização.
    3. No menu da parte superior do painel principal, clique em Supers.
    4. As compras mais recentes estarão em Sua atividade com Super Chats e Super Stickers.
      • Para visualizar todas as informações disponíveis, clique em Ver tudo.

    Via: Youtube/MediaKix/Quora/The Verge

    CONTEÚDO RELACIONADO