ABUSO
Atitudes foram tomadas.

Nesta quarta-feira (24), a Twitch conseguiu dar uma resposta mais aguda às acusações de abuso e assédio sexual que vinha sendo relatadas na plataforma favorita dos streamers de games.

Foi divulgado um comunicado oficial que demonstra que algumas atitudes foram tomadas, como o banimento permanente de vários streamers envolvidos nas acusações acima mencionadas.

O documento é uma resposta ao movimento #TwitchBlackout, que tem pressionado a empresa da Amazon a tomar decisões mais severas diante de acusações de assédio sexual e abuso. Confira um trecho do comunicado abaixo:

Queremos fornecer uma atualização de nossas investigações sobre as recentes alegações de abuso e assédio sexual envolvendo streamers do Twitch e as ações que estamos tomando. Estamos analisando cada caso que veio à tona o mais rápido possível, garantindo a devida diligência apropriada enquanto avalie essas alegações sérias.

Priorizamos os casos mais graves e começaremos a emitir suspensões permanentes de acordo com nossas descobertas imediatamente. Em muitos casos, o suposto incidente ocorreu fora do Twitch e precisamos de mais informações para fazer uma determinação.

Em alguns casos, precisaremos relatar o caso às autoridades competentes que estão em melhor posição para conduzir uma investigação mais aprofundada. Para aqueles que se apresentaram e gostariam de compartilhar informações adicionais e para quem não compartilhou seus experiência e quer fazê-lo, você pode denunciar confidencialmente por meio das ferramentas de relatórios na página de canal de cada serpentina“.

A declaração continua dizendo que a Twitch está atualmente revisando suas políticas de Conduta Odiosa e Assédio, além de trabalhar em melhorias no AutoMod e nas Listas de Palavras Proibidas. Também está trabalhando para melhorar a detecção ofensiva de nomes de usuários e “outros projetos focados em reduzir o assédio e a conduta odiosa”.

Reconhecemos que não podemos resolver sozinho questões difundidas nas comunidades de jogos e na Internet em geral, mas assumimos seriamente nossa responsabilidade como serviço para nossa comunidade. Continuaremos a avaliar as acusações contra pessoas afiliadas ao Twitch e a explorar formas de colaborar com o Twitch com outros líderes da indústria nesta importante questão“.

A investigação em andamento já resultou no banimento permanente de vários streamers, incluindo BlessRNG, WarwitchTV e Wolv21. Vale lembrar que a plataforma tem revisado vários pontos de sua política de comportamento, e as reavaliações passam por pontos curiosos, conforme é possível ver abaixo:

No Brasil, o comportamento de streamers que ferem essas regras tem sido quase sempre castigado com banimento, ainda que provisório. E isso vai do streamer mais popular do país ao filho do presidente. Relembre abaixo:

Leia também: