Super Mario
Imagem: Nintendo

Recentemente, usuários anônimos no quadro de avisos do site 4chan começaram a postar arquivos que mostram o código-fonte entre outros do desenvolvimento de mais de uma dúzia de jogos clássicos da Nintendo, como Super Mario World e um remake de Zelda 2.

Desde então, os fãs se debruçam sobre os arquivos e estão inundando as mídias sociais com todo tipo de informação não lançada anteriormente, algumas de jogos que conhecemos e amamos, outras oriundas das primeiras versões desses clássicos. Portanto, caso ainda não saiba o que está acontecendo, segue abaixo um resumo!

O que há neste vazamento?

Toneladas de informações, onde grande parte são distribuídas em dois grandes blocos: um para jogos Super NES e outro para jogos Nintendo 64. Mas, em termos do que poderia interessar a uma pessoa comum, o vazamento parece conter o código fonte de Super Mario Kart, The Legend of Zelda: A Link to the Past e Yoshi’s Island.

Real ou fake?

Como sempre, quando solicitada a comentar sobre o assunto, a Nintendo não respondeu sobre os códigos. No entanto, de acordo com conhecidos mineradores de dados da big N, o volume de dados liberados indica que o código é legítimo.

“O pessoal presume que é real porque existe uma magnitude dos arquivos, como identificações secretas que são impossíveis de decifrar”, disse Orcastraw, um dos que estão compartilhando notáveis ​​descobertas do vazamento.

Mas talvez a razão mais convincente para acreditar que seja verdade é que pelo menos um ex-funcionário da Nintendo corroborou com partes do vazamento. Dylan Cuthbert, desenvolvedor líder de quatro títulos de Star Fox, publicou uma captura de tela que mostra uma ferramenta que ele criou há quase 30 anos para o Star Fox 2. “De onde diabos os hackers obtiveram todos esses dados obscuros???? !! ” ele escreveu.

E o que mais foi encontrado?

É difícil acompanhar a enorme quantidade de informações provenientes do apropriadamente chamado “Gigaleak“. Mas algumas das descobertas mais interessantes têm a ver com modelos, sprites, níveis e outras coisas não utilizadas nos jogos. Aparentemente, por exemplo, Super Mario World contém ativos nos quais parece que Luigi mostra ao jogador o dedo do meio.

Há também uma série de personagens nunca antes vistos, como este Yoshi de bigode.

Também temos mais uma confirmação de que Mario dá realmente um soco em Yoshi para alongar sua língua. Caso tivesse dúvidas, abaixo a imagem!

As pessoas estão descobrindo capturas de tela e recursos de alta qualidade que mostram jogos clássicos em mais detalhes do que jamais vimos antes.

São muitas as informações! Mas o que você achou delas? Deixe o seu comentário!

Leia também: