Yasuhiro Ootori
Imagem: Sony

Em uma entrevista com Nikkei Xtech, o engenheiro do PlayStation 5, Yasuhiro Ootori, disse que o tamanho surpreendente do PS5 pode em grande parte (trocadilho intencional de Ootori) ser atribuído ao tamanho de sua ventoinha e sistema de resfriamento interno.

Ootori explicou que a ventoinha do PS5 com 45 mm de espessura na verdade puxa o ar de ambos os lados do console, apesar do fato de que ele descreve como o lado “B” do console não não apresentam o chip do console ou outros componentes notáveis ​​de geração de calor. Sua esperança é que este projeto de dupla entrada ajude a reduzir a temperatura do lado “B” que, por sua vez, aumenta a temperatura geral do console.

O efeito colateral desse design é que o tamanho geral do PS5 teve que ser aumentado para incorporar adequadamente um ventilador maior. Muitos dos que colocaram as mãos no PS5 ficaram surpresos com seu tamanho em relação aos consoles PlayStation anteriores e em comparação com o tamanho percebido do dispositivo baseado em primeiras fotos. Embora o ventilador não seja o único contribuinte para o tamanho do sistema, parece que o sistema de resfriamento é o maior “culpado” neste caso.

Comparação de tamanho com os outros modelos

Curiosamente, Ootori também observou que considerou colocar dois ventiladores menores no PS5 em vez de um grande. No entanto, a Sony finalmente sentiu que o método não era econômico e que seria mais difícil regular consistentemente dois ventiladores em vez de um.

Fonte: Eurogamer/Denofgeek/Xtech/Daily Star/IGN

Leia também: