Nintendo Switch PS5 Xbox
Imagem: Montagem

O Nintendo Switch está a caminho de superar o Xbox One nos Estados Unidos, apesar de ser quase três anos mais novo, com o console híbrido vendendo meio milhão de unidades a mais do que o próprio sistema da Microsoft em setembro deste ano.

Embora a Nintendo tenha cometido um erro com o lançamento do Wii U, o Switch reverteu a sorte da empresa japonesa nos últimos anos. 2020 foi um ano particularmente bom para o console da empresa e está previsto vender mais do que o PlayStation 5 e o Xbox Series X durante a temporada de férias.

Sou mais Nintendo!

Após a pandemia global, a demanda pelo Nintendo Switch aumentou para um nível ainda mais alto. Isso levou a uma escassez de lojas em todo o mundo, com poucos suprimentos devido ao fechamento de fábricas para fazer cumprir as regras de distanciamento social.

O fornecimento limitado do console não o impediu de estabelecer uma série de recordes de vendas ao longo do ano. Na verdade, o Nintendo Switch se tornou o console de videogame mais vendido no mês de agosto, batendo o recorde de 2008 anteriormente detido pelo Wii.

Há muita empolgação sendo construída sobre o PlayStation 5 e o Xbox Series X que serão lançados em breve, ao ponto em que as pré-vendas estão se tornando mais escassas devido à grande demanda por eles. Embora a Microsoft não tenha sofrido tanto desastre com as pré-encomendas quanto a Sony, a quantidade de pré-encomendas que os dois sistemas receberam é uma prova do entusiasmo que os dois sistemas estão ganhando.

Mas um artigo de previsão NPD escrito por Mat Piscatella prevê que, devido à escassez de consoles de próxima geração, o Nintendo Switch será o console mais vendido nesta temporada de férias, e que as vendas de videogames chegarão a US $ 13,4 bilhões.

O Switch também tem lutado para permanecer em estoque este ano durante a pandemia, como observa o relatório, mas ainda não é um desastre tanto quanto o fiasco da pré-venda do PlayStation 5. O relatório também prevê que as vendas do PS5 e do Xbox Series X irão chiar e serão os “itens de presente de Natal mais quentes em 2020” com o quão forte é a demanda.

Vendo mais que a caixinha

O Nintendo Switch está se aproximando rapidamente das vendas vitalícias do Xbox One nos Estados Unidos, sugerindo que provavelmente venderá mais do que o console em um futuro próximo. Isso apesar do fato de que o console da Microsoft foi lançado três anos antes do sistema híbrido.

O VGChartz relata que o Switch superou o Xbox One em 579.415 unidades em setembro e reduziu a diferença total entre os dois consoles para apenas 6,7 milhões de unidades. Considerando o fato de que o hardware japonês alcançou as vendas vitalícias do Xbox One em quase 6 milhões de unidades nos últimos 12 meses, o Switch poderia ultrapassar o Xbox One em 2021 facilmente.

O sucesso do Nintendo Switch foi ótimo para a indústria de jogos, dando aos jogadores mais opções e uma maior variedade de jogos. No entanto, poucas pessoas previram que teria um ano tão bom. Isso provavelmente se deve ao fato de que os consoles da geração atual estão chegando ao fim de sua vida útil e que os consoles de jogos estão em alta demanda devido à pandemia do COVID-19.

Se o Nintendo Switch puder vender mais que o Xbox One no ano que vem, será uma grande história de sucesso para a empresa japonesa, mas põe em questão com qual geração a Nintendo está tentando competir (se é que está tentando competir).

Fonte: Screenrant/VGChartz/NPD

Leia também: