Super Mario 64
Imagem: Nintendo

Depois de ter sido adaptado com sucesso para o PC, Super Mario 64 agora pode ser jogado perfeitamente no Nintendo 3DS. Esta não é uma ROM emulada, mas sim uma versão de engenharia reversa totalmente funcional que utiliza supostamente o código-fonte recentemente vazado do Super Mario 64. Os jogadores com um 3DS podem jogar uma versão portátil do Super Mario 64 com zero soluços gráficos.

A versão para PC do Super Mario 64 foi criada em maio deste ano por um grupo de fãs que iniciou o projeto em 2019. Os membros desse projeto de recompilação fizeram a engenharia reversa do código fonte do Super Mario 64. Embora este código do game fizesse parte de um vazamento massivo conhecido como Nintendo Gigaleak, não é determinado se esta adaptação foi feita usando algum desses recursos vazados. No entanto, a versão é reproduzida de maneira fantástica e os gráficos podem ser redimensionados em até 4k e podem suportar o traçado de raios.

De acordo com o Video Game Chronicle, a portabilidade para o 3DS foi criada da mesma maneira. Um grupo de fãs fez a engenharia reversa do código fonte do Super Mario 64 para trabalhar especificamente no hardware do 3DS. A VGC também afirma que, como a portabilidade foi feita em um ambiente de “clean room“, é tecnicamente um jogo legal, desde que, de fato, não use nenhum recurso oficial do jogo, por isso a utilização do termo “sala limpa”. Além disso, como ela foi feita de maneira semelhante à não oficial do PC, a qualidade gráfica é suscetível a atualizações significativas.

Um vídeo, agora excluído de Stranno, mostra esta versão totalmente funcional no 3DS. Sendo construído para funcionar nativamente no 3DS e não como uma portabilidade, o jogo roda a 30 fps sem erros gráficos. Infelizmente, ela exige que os usuários modifiquem o software de seus sistemas para jogar, o que não é tão legal quanto simplesmente possuir a portabilidade. Os jogadores ainda podem jogar Super Mario 64 no 3DS se encontrarem uma cópia do DS 2004, mas ela pode não funcionar tão bem quanto a mais nova reconstruída pelos fãs.

Para aqueles que não querem jogar esta versão do DS ou que não querem modificar seus sistemas, uma suposta remasterização de Super Mario 64 está chegando ao Nintendo Switch ainda neste ano. Embora possa não ser a maneira mais legal de se possuir o game, a versão 3DS mostra que os fãs estão dispostos a jogar este título clássico. A Nintendo precisa liberar e com urgência uma versão Switch do Super Mario 64 para agradar aos fãs famintos pelo personagem.

Leia também: