Vídeo: Guangzhou Evergrande apresenta projeto para o maior estádio do mundo; Imagine FIFA E PES!

Publicado em 16/4/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na tarde desta quinta-feira, o time chinês Guangzhou Evergrande apresentou um projeto que faz jus ao maior país do mundo. O clube quer ter simplesmente o maior estádio de futebol do planeta, algo que pretende por de vez a China no mapa do futebol, juntamente com suas investidas em jogadores estrangeiros e, por que não, cravar seu gigante como palco para jogos nos games das franquias de FIFA e PES.

Conceito criativo

O conceito em torno aspecto visual do estádio veio de uma ideia do dono do Evergrande, Xu Jiayin. O magnata chinês foi pelo convencional, e sugeriu que o estádio fosse inspirado no apelido da cidade de Guangzhou, que eé conhecida como a cidade das flores”. Assim, os engenheiros e arquitetos envolvidos chegaram a uma estrutura que lembra uma Flor de Lótus, que é cercada de conceitos místicos, e no oriente significa pureza espiritual.

O estádio ficará bem perto da estação de trem local. Imagem: Divulgação.

Tamanho do estádio (e do preço)

O projeto conta com uma estrutura de 500.000 m², capaz de comportar mais de 100 mil lugares, superando assim o icônico campo do Barcelona (Camp Nou), que possui capacidade para exatos 99.354 lugares. Embora o lendário palco principal de Messi, Ronaldo, Romário e cia seja o mais lembrado em termos de capacidade de publico, vale ressaltar que ele ainda não é o maior. Relembre aqui os 3 maiores gigantes esportivos:

  1. Rungrado 1st of May Stadium Pyongyang/Coreia do Norte
    114.000 pessoas

AT&T Stadium – Texas / EUA
105.000 pessoas

Melbourne Cricket Ground – Melbourne / Austrália
100.024 pessoas

Visão interna do futuro maior estádio do mundo.

O custo inicial está previsto para mais 12 bilhões de yuans, o que dá colossais R$ 8,9 bilhões de reais. Só para efeitos de comparação, o custo total da última Copa do Mundo no Brasil foi de R$ 27,1 bilhões

Tamanho da pressa

A cidade que constrói hospitais de campanha durante em torno de uma semana durante a pandemia da COVID-19 também vai demonstrar agilidade para construir o maior estádio do mundo. A previsão de inauguração do estádio e seu complexo é para 2022.

Chance de sediar o Mundial de Clubes

Caso consiga cumprir seu cronograma de obras até 2022, existe ainda a possibilidade do local ser uma das sedes Mundial de Clubes da Fifa. O torneio que terá formato diferenciado, envolvendo mais clubes que o atual modelo adotado, está programado para acontecer na China neste mesmo ano.

Chances de estar em FIFA e PES?

Embora se esteja falando de um assunto para PS5 e Xbox Series X, existe uma considerável chance da grande flor de lótus chinesa ser um dos grandes palcos virtuais em FIFA e PES. Atualmente, FIFA conta com cerca de 92 estádios licenciados em FIFA 20, contra 52 de PES. Confira abaixo uma rasante pelas representações virtuais dos estádios em cada franquia.

Estádios atuais em FIFA 20

Estádios de PES 2020

De acordo com o portal Transfermarkt, o Guangzhou Evergrande conta hoje com cinco brasileiros na sua equipe: Paulinho, Aloísio, Talisca, Fernandinho e Elkeson.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio