No mês passado, vários treinadores de CS: GO foram suspensos por explorar um bug do Spectator (Espectador) que lhes deu uma vantagem injusta, permitindo uma visão panorâmica de partes do mapa que normalmente não seriam capazes de ver.
Veja também:
A ESIC (Esports Integrity Commission) anunciou que as partidas dos torneios oficiais da ESL e DreamHack foram analisadas. Inicialmente, isso resultou na proibição de três treinadores: Ricardo “dead” Sinigaglia, Heroic’s Nicolai “HUNDEN” Petersen, e Hard Legion’s Aleksandr “MechanoGun” Bogatiryev.
A ESIC anunciou agora que emitiu sanções contra 37 treinadores por usarem a falha. Até agora, a comissão verificou cerca de 20% do total de demos disponíveis para revisão. No entanto, eles afirmam que as demos que analisaram até agora “provavelmente compreendem os casos mais substanciais de abuso”.
Cada infrator recebeu ‘pontos de demérito‘ que correspondem a um nível de sanção específico, que então descreve a duração do banimento. Isso padroniza as sanções para garantir que cada pessoa receba uma penalidade justa. Aqui estão os níveis de sanção e os períodos de proibição:
- Nível 1 (agravado) (oito pontos): 36 meses
- Sanção de Nível 1 (seis a sete pontos): 18 meses
- Sanção de Nível 2 (três a cinco pontos): 10 meses
- Sanção de Nível 3 (menos de três pontos): 5 meses
Aqueles que se manifestaram e admitiram explorar o bug com antecedência podem ter seu período de banimento reduzido e os indivíduos podem apelar se quiserem contestar suas suspensões.
A ESIC também destacou que não tinha certeza “se as equipes relacionadas com as partes ofensivas eram cúmplices na exploração do Spectator Bug no momento em que as infrações ocorreram”. Por enquanto, aqui está a lista completa dos 37 treinadores que foram banidos, a equipe de onde eles são e quanto tempo durará cada suspensão:
- Twista—iGame.com: 15.75 months
- casle—maquinas: 10 months
- Dinamito—Furious Gaming: 10 months
- ArnoZ1K4—Evidence: 10 months
- Rejin—Tricked: 19.8 months
- glouDH—Freestyle: 10 months
- prd—Neverest: 10 months
- nook—QB Fire: 7.5 months
- rikz—DETONA: 10 months
- Apoka—Luminosity/INTZ/BOOM: 5.4 months
- MechanoGun—Hard Legion: 36 months
- Hellpopovich—9z: 10 months
- fuRy^—DreamEaters: 7.5 months
- Solaar—Syman/k23: 10 months
- HUNDEN—Heroic: 8 months
- dead—SK Gaming/MIBR: 6.5 months
- guerri—FURIA: 4 months
- pita—Ninjas in Pyjamas: 10 months
- AKIMOV—Hard Legion: 7.5 months
- F_1N—Gambit Youngsters: 8.75 months
- ellllll—Imperial/paiN: 10 months
- peu—W7M: 5 months
- RobbaN—FaZe Clan: 5.5 months
- Loord—Team Kinguin/Aristocracy: 6 months
- ToH1o—ex-Outlaws/Windigo Gaming: 10 months
- Andi—NAVI: 10 months
- pepik—eSuba: 10 months
- B1GGY—Heretics: 7.5 months
- chrille—Epsilon/Red Reserve: 10 months
- starix—NAVI: 10 months
- ave—North: 6 months
- rosey—Nordavind: 10 months
- LMBT_R—Hellraisers/forZe: 7.5 months
- FeTiSh—Heroic: 3.75 months
- miNIr0x—AGO: 3.75 months
- pNshr—SKADE: 3.75 months
- ruggah—Dignitas: 3.75 months
A investigação também revelou que o Spectator Bug havia sido relatado anteriormente a administradores em torneios não membros da ESIC no início de 2017, mas a ESIC afirmou que eles “não estavam cientes de como esses relatórios foram tratados por não membros como nós, além de não ter visibilidade operacional de quaisquer ações que foram tomadas. Consequentemente, a ESIC não fará qualquer comentário relacionado a relatórios anteriores do Spectator Bug para administradores de torneios.”