Xbox Series X
Imagem: Xbox

A próxima geração de consoles está prometida para o final do ano, salvo algum desastre decorrente dos desdobramentos da pandemia de COVID-19. Até lá, a programação segue por parte de Sony e Microsoft. Para o lado dos caxeiros, que já tiveram boa parte das informações XBox Series X divulgadas, as coisas seguem um pouco mais avançadas.

Mas no que depender da opinião de Phill Spencer, chefe da divisão Xbox, os impactos maiores ainda estão por vir. Isso porque de acordo com Spencer, a diferença tecnológica entre o console atual e o seu sucessor é algo como a mudança do 2D para o 3D, em termos de impacto.

A declaração foi emitida por Phil Spencer abertamente durante um questionamento feito por um internauta acerca das qualidades tecnológicas que farão a diferença no próximo console. E de acordo com Spencer, a sensação dos jogos mudará tão drasticamente quanto qualquer outra desde o 2D para o 3D.

Sobre a tecnologia a que Phil se refere, Jason Ronald diretor do projeto, emitiu as mesmas expectativas em fevereiro deste ano. “Os jogadores realmente exigem uma experiência de baixa latência e desejam ter os controles mais precisos e responsivos“, disse Ronald sobre o recurso DLI.

Então, o que fizemos foi analisar o pipeline de ponta a ponta para realmente identificar todas as áreas de onde poderíamos reduzir a latência. E o Dynamic Latency Input (DLI) é uma nova tecnologia que introduzimos, que realmente permite do jogo para obter a entrada mais recente do jogador. Assim, você não perde sua entrada, mesmo que sua entrada ocorra entre quadros diferentes.

Quando falamos de jogos rodando a 120 quadros por segundo, uma latência ultra baixa é fundamental para ter uma ótima experiência de jogo, então sabíamos que precisávamos melhorar tudo, desde o controlador ao console, bem como o console na TV, com novos recursos no HDMI 2.1, como modo automático de baixa latência ou taxa de atualização variável.” completa o diretor que finaliza afirmando que a experiência tem tudo para ser imersiva o tempo todo com isso.

O XBox Series X está prometido para o final de 2020, provavelmente em dezembro, mas tudo indica que as encomendas já possa ser feitas bem antes disso. Confira abaixo: