O Golden Joystick Awards 2021 aconteceu ontem à noite (24), com alguns dos melhores jogos deste ano sendo reconhecidos em uma variedade de categorias. À medida que o The Game Awards e outros programas de premiação começam a reconhecer os jogos, o Golden Joystick Awards 2021 oferece aos fãs uma primeira visão daqueles que podem se tornar os vencedores deste ano.
Veja também:
Com 2021 chegando ao fim, esta é a época do ano em que as organizações e publicações começam a divulgar seus indicados para várias categorias de jogos do ano. O Golden Joystick Awards é uma das cerimônias de premiação de videogame mais antigas da indústria, 2021 marcando a 39ª vez que o evento foi realizado. Em outubro, a Games Radar anunciou os indicados ao Golden Joystick Awards 2021, incluindo jogos como Resident Evil: Village, Ratchet e Clank: Rift Apart e Deathloop, entre muitos outros. Os fãs puderam votar online em diversas categorias, e o evento em si foi transmitido online em 23 de novembro.
Quem levou o prêmio?
O Golden Joystick Awards 2021 acabou e alguns jogos foram mais reconhecidos do que outros. Resident Evil: Village foi o maior vencedor deste ano, levando para casa os prêmios de Melhor Áudio, Melhor Intérprete por Maggie Robertson como Lady Dimitrescu, nas categorias PlayStation Game do Ano e Ultimate Game of the Year, com a Capcom recebendo o prêmio de Studio of the Year também. Final Fantasy 14 foi o único outro jogo a receber mais de um prêmio, levando os prêmios Best Game Community e Sill Playing. Na única categoria que não foi votada pelos fãs, o Critics Choice Award, Deathloop levou para casa o prêmio.
Lista dos vencedores
- Best Storytelling – Life is Strange: True Colors
- Best Multiplayer Game – It Takes Two
- Best Audio – Resident Evil: Village
- Best Visual Design – Ratchet and Clank: Rift Apart
- Best Game Expansion – Ghost of Tsushima: Iki Island Expansion
- Mobile Game of the Year – League of Legends: Wild Rift
- Best Gaming Hardware – PS5
- Best Indie Game – Death’s Door
- Studio of the Year – Capcom
- Best Performer – Maggie Robertson (Lady Dimitrescu)
- Breakthrough Award – Housemarque
- Best Game Community – Final Fantasy 14
- Still Playing Award – Final Fantasy 14
- PC Game of the Year – Hitman 3
- Nintendo Game of the Year – Metroid Dread
- Xbox Game of the Year – Psychonauts 2
- PlayStation Game of the Year – Resident Evil Village
- Most Wanted Game – Elden Ring
- Critics Choice Award – Deathloop
- Ultimate Game of the Year – Resident Evil Village
- Ultimate Hardware of All Time – PC
- Ultimate Game of All Time – Dark Souls
Em anos anteriores, o Golden Joystick Awards normalmente entregava sua escolha de jogo final do ano por meio de sua categoria Ultimate Game of the Year, mas neste ano, mais duas categorias foram incluídas: Ultimate Hardware of All Time e Ultimate Game of All Time. Essas categorias foram adicionadas porque a premiação deste ano também foi uma celebração dos “50 anos dos jogos“, voltando ao Computer Space de 1971 como o primeiro videogame vendido no varejo. Os fãs escolheram o PC como o Ultimate Hardware of All Time, com o ícone da indústria Gabe Newell da Valve aceitando o prêmio, e o Ultimate Game of All Time para Dark Souls da FromSoftware.
Em relação aos prêmios dados aos jogos de 2021, o Golden Joystick Awards parecia homenagear uma variedade saudável de títulos, especialmente aqueles que foram desprezados em outros lugares. Por exemplo, os desenvolvedores do Returnal, Housemarque, receberam o Prêmio Revelação, apesar de não terem sido nomeados como Jogo Definitivo do Ano aqui, ou como Jogo do Ano no The Game Awards.
Naturalmente, o Ultimate Game of All Time é uma categoria controversa com a qual nem todos ficarão felizes, mas coroar o “maior jogo de todos os tempos” não é uma tarefa fácil. O Golden Joystick Awards certamente deu certo em 2021.