No fim de semana, todos os olhos estavam voltados para o Studio Ghibli quando a empresa levou para casa seu segundo Oscar. O Menino e a Garça ganhou o prêmio de Melhor Animação em uma disputa acirrada. Em casa, o público admitiu que ficou surpreso que o diretor Hayao Miyazaki não estivesse presente, deixando muitos se perguntando por que o homem do momento não estava no evento.
Veja também:
Mas em uma nova declaração, o CCO do Studio Ghibli disse que Miyazaki se sentia velho demais para comparecer. Kiyofumi Nakajima esteve em Los Angeles esta semana para receber o Oscar em nome de seu colega. Depois que O Menino e a Garça ganhou seu grande prêmio, o CCO conversou com a imprensa e foi lá que o executivo pediu desculpas pela ausência de Miyazaki.
“Gostaria de agradecer a todas as pessoas que estão ligadas a este filme. Gostaríamos de pedir desculpas pelo diretor, Hayao Miyazaki, e pelo produtor, Toshio Suzuki, não terem podido estar aqui hoje. Por favor, perdoe-os, eles são meio que na faixa etária.” É claro que os fãs do Studio Ghibli dificilmente se incomodaram com a ausência de Miyazaki.
O aclamado diretor não gosta de imprensa, e essa verdade ficou clara em O Menino e a Garça. Apesar do hype, o Studio Ghibli optou por manter a imprensa e o marketing do filme de Miyazaki ao mínimo. Apenas um único pôster foi mostrado antes de O Menino e a Garça ser lançado no exterior, mantendo vivo o mistério.
Desde o seu lançamento global, Miyazaki manteve-se fora dos holofotes e deixou seu filme falar por si só. Então, naturalmente, o diretor não teve nada a dizer após a vitória no Oscar de O Menino e a Garça.