Zero Esgoto (ES) e Ocalev (PA) foram as grandes vencedoras da edição 2023 do Desafio Like a Boss nas categorias internacional e doméstica, respectivamente. O Desafio é uma competição promovida pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Inova+, que tem como objetivo principal impulsionar o crescimento de empreendedores, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Os vencedores foram anunciados na sexta-feira (25), durante o Startup Summit, que aconteceu em Florianópolis.
Veja também:
As vencedoras se destacaram entre as 12 startups finalistas do mercado internacional e as 24 do mercado doméstico selecionadas para a final. Durante os três dias do evento, no ringue do Desafio montado no Estande Sebrae Startups, no centro do Startup Summit, as concorrentes apresentaram ideias inovadoras e soluções promissoras para uma audiência ampla e influente, consolidando assim sua posição no cenário empreendedor. O Desafio Sebrae Like a Boss 2023 oferece uma plataforma única para empreendedores demonstrarem seus talentos, aprimorarem suas habilidades e expandirem suas redes de contatos.
As seis equipes vencedoras da categoria internacional terão a oportunidade de participar da Copa do Mundo de Empreendedorismo e concorrerão a vagas para participar do Top100 do programa, recebendo $100,000 em benefícios de parceiros como AWS, Freshworks, Google Cloud, Hubspot, Stripe e Zoom. Além disso, elas receberão um ingresso General Attendee por startup na Missão de Internacionalização realizada pela ApexBrasil e seus parceiros para o Web Summit Lisboa e voucher exclusivo de 100% para o Sebraetec Negócios Inovadores. Ainda na categoria internacional, as três primeiras colocadas participarão, como representantes do Brasil, do Meetup Global do Get In The Ring 2024, considerada a maior competição global de pitches.
As três vencedoras da categoria doméstica garantiram a sua participação em evento nacional de investimento em novembro, com acesso a mentorias individuais e coletivas preparatórias, além de voucher exclusivo de 100% para o Sebraetec Negócios Inovadores.
“O Desafio Like a Boss está consolidando sua posição como um momento imperdível para empreendedores que buscam impulsionar seus negócios e conquistar o cenário nacional e internacional de startups. A competição se mostra uma vitrine de oportunidades, impulsionando a inovação e o crescimento empreendedor em todo o país”, assegura o analista de Inovação do Sebrae Dario Joffily.
Confira as startups vencedoras:
Mercado doméstico:
Primeiro lugar – Ocalev (PA)
A paraense Ocalev foi a primeira colocada. Ela desenvolveu uma aplicação web chamada Woca Elétrica, que reduz em dez vezes o custo de elaboração de projetos elétricos para projetistas, sejam eles eletricistas, engenheiros, arquitetos, e até mesmo leigos que buscam saber quanto vai custar para construir a própria casa. O Woca conta com algoritmos inovadores para automação de projetos e um design de produto muito diferenciado perante os softwares tradicionais desse mercado.
Segundo lugar – Persora Tecnologia Ltda (ES)
A capixaba Persora ficou com o segundo lugar. Eles criaram um sistema que entende os times de trabalho sob diferentes aspectos, implanta um novo conceito de cultura na empresa e torna a tarefa de liderar em uma metodologia prática para todos. A Persora é um copiloto que ajuda líderes e seus times de forma ágil e orientada.
Terceiro lugar – Converta LTDA (ES)
A terceira colocação também foi conquistada por uma empresa do Espírito Santo. A Converta criou um software feito sob medida que consegue ler o front-end de um site e converter em um app nativo. Com o algoritmo é possível fazer alguns apps para iphone, por exemplo, em apenas sete minutos, embarcando no app soluções de hardware e de marketing como notificações ilimitadas inclusas no pacote.
Mercado Internacional:
Primeiro lugar – Zero Esgoto (ES)
A solução da Zero Esgoto é uma tecnologia de biotecnologia revolucionária patenteada que transforma esgoto em água limpa em um período de até 6 horas, sem a necessidade de eletricidade, produtos químicos e, principalmente, sem gerar lodo residual. Utilizando bactérias anaeróbias em seu sistema modulável, a empresa degrada a matéria orgânica presente no esgoto, removendo DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio), resultando em um efluente final de alta qualidade.
Segundo Lugar – Actiz (ES)
Atualmente, a maioria dos laboratórios de controle de qualidade de indústrias de transformação (alimentícias, farmacêuticas, petroquímicas, dermocosméticas, cimenteiras, aço, papel e celulose, entre outras) gerenciam seus dados gerados através de planilhas de excel e/ou papel. Com o sistema ActizLab, a empresa ajuda as indústrias digitalizando e otimizando a gestão de seus laboratórios de controle de qualidade, através de uma tecnologia acessível a todos os negócios e com uma rápida implantação.
Terceiro lugar – Polimex (RJ)
A empresa desenvolveu o plástico natural biodegradável (PNB), produzido a partir de materiais 100% renováveis, resíduos tipicamente brasileiros derivados da agroindústria. Além disso, o PNB é um plástico pensado para sumir na natureza sem gerar compostos tóxicos, sendo assim, um material compostável em ambientes naturais sofrendo o processo de biodegradação gerando biomassa, CO2, água e nutrientes para o solo, podendo ser utilizado como adubo orgânico ou fertilizante retornando para a produção da biomassa que o fabrica.
Quarto lugar Amaztrace (AP)
A empresa oferece uma solução de rastreabilidade simples e fácil para os produtos oriundos do bioma amazônico. A estratégia está atrelada com uma visibilidade e venda internacional dos produtos da região.
Quinto lugar – AlterVision (RS)
Atualmente muitas redes de lojas não possuem métricas confiáveis sobre o comportamento do consumidor. Por isso, desconhecem a real performance do ponto de venda e não gerem o time de vendas e os horários de funcionamento de forma ideal. A empresa oferece um sistema que opera de forma online, processando as imagens das câmeras do cliente sem ser necessário instalar qualquer sensor ou câmera adicional e permitindo uma forma prática de medir as métricas de conversão.
Sexto lugar – Freelas Conecta (RN)
O Feelas Conecta é o único hub da América Latina que fomenta a equidade de gênero conectando marcas inovadoras a mulheres criativas. A plataforma simplifica a contratação e a gestão de talentos da Economia Criativa. Um sistema que incorpora todo o processo burocrático de uma contratação em poucos cliques, desde o match com as profissionais até o envio dos projetos e notas fiscais.