O Startup Summit 2023 chegou ao seu final com números recordes e feitos marcantes para a região de Santa Catarina. De acordo com o Startups Report Santa Catarina 2023, estudo realizado pelo Observatório, da plataforma Sebrae Startups, houve um aumento expressivo de startups mapeadas em Santa Catarina.
Veja também:
Disparada
O relatório, divulgado durante o evento, mostrou que em 2023 o número de startups subiu para 1.947, o que representa um crescimento de 49,65% em relação ao levantamento do ano anterior, que havia identificado 1.301 startups no estado.
Games tem representante
No segmento gamer, a Meta Safety oferece soluções de treinamento de segurança através da gameficação dos sistemas, e aparece como a 1 ª plataforma de Treinamentos de Segurança no Metaverso.
Através do universo 3D, a empresa consegue simular situações que permitem treinar profissionais e alertá-los sobre perigos como altura, eletricidade, toxidade e outros tipos de riscos, tudo de maneira segura e prometendo ser ainda mais rápida e barata do que treinar profissionais em situações físicas.
B2B lidera
No mapeamento deste ano, 36,27% do estado foi citado, com 29 novos municípios incluídos. O modelo B2B ainda lidera o modelo de negócio do estado, com 58,03%. O porte de microempresa também é o maior na região, representando 66,99% das startups. Ainda, 47,46% das startups estão em fase de Operação em Santa Catarina.
Diferentemente do cenário nacional, que, segundo o Startups Report Brasil 2022-2023 possui mais negócios em fase de Tração (38,74%) e Validação (25,14%), as startups catarinenses estão em um estágio de maturidade mais avançado, buscando investimento e novos clientes.
TI reina na Ilha do Silício
Com base nos dados levantados pelo estudo, o setor de Tecnologia da Informação lidera com 12,50%, seguida por Saúde e Bem-Estar (10,07%). Indústria e Transformação representa 9,70%, enquanto Crédito e finanças abrange 8,30% das startups.
Varejo e Atacado, Educação e Gestão e Consultoria representam valores próximos, com 7,93%, 7,74% e 7,46%, respectivamente. Estes números refletem a influência predominante da tecnologia e o crescente papel da saúde no cenário das startups, além de destacar diversos outros segmentos que as startups catarinenses atendem.
3º
Santa Catarina é o terceiro estado que conta com mais startups atendidas pelo Sebrae, conforme o relatório Startups Report Brasil 2022-2023. Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae em Santa Catarina destaca que o objetivo do mapeamento é aumentar o conhecimento dos atores dos ecossistemas de inovação e startups da região acerca da realidade e as tendências do empreendedorismo inovador no estado. “Para tomar decisões mais assertivas, baseadas em informações e análises focadas e precisas”.
Principais destaques do relatório
- No período entre 2022 e junho de 2023, foram mapeadas 1947 startups em Santa Catarina
- O modelo de receita SaaS também continua liderando, com um aumento de 45,93% (+ 277)
- Quando se trata sobre o faturamento das startups, R$ 360 mil continua sendo o valor médio
- 58,03% das startups trabalham no modelo B2B
- 66,99% são consideradas microempresas
- 47,46% das startups estão na fase de Operação
- Entre os principais segmentos atendidos, estão Tecnologia da Informação, Saúde e Bem Estar, Indústria e Transformação, Crédito e Finanças e Varejo e Atacado