Comparecendo ao Tribunal Distrital de Tóquio esta semana por acusações de crimes financeiros, o criador de Sonic the Hedgehog, Yuji Naka, reconheceu que esteve envolvido em negociações com informações privilegiadas durante seu tempo na Square Enix, declarando-se desta forma, como culpado no escândalo.
Veja também:
Por que o criador de Sonic foi preso?
O criador do icônico personagem e ex-chefe do Sonic Team da Sega, Yuji Naka foi preso por informações privilegiadas no final de 2022 junto com outros dois funcionários da Square Enix. Em novembro, o veterano da Sega foi preso por uso de informações privilegiadas depois que foi alegado que ele havia comprado ações da desenvolvedora Aiming Co em 2020, pouco antes de a empresa anunciar que estava trabalhando em Dragon Quest Tact, um jogo para celular lançado em 2021.
Depois de deixar a Sega em 2006, Naka acabou indo para a Square Enix para trabalhar como diretor em Balan Wonderworld. Dois dos colegas de Naka na empresa, Fumiaki Suzuki e Taisuke Sasaki, sabiam que a Aiming Co havia assinado um lucrativo contrato de Dragon Quest com a Square Enix e supostamente ganhou cerca de $ 335.000 USD aproveitando seu conhecimento interno. Naka supostamente usou as informações para comprar aproximadamente 10.000 ações do estúdio independente e depois as vendeu por cerca de $ 20.000.
Três semanas depois, de acordo com o site japonês Asahi, Naka e Sasaki foram presos novamente por violar a Lei de Instrumentos Financeiros e Câmbio do Japão. Desta vez, os dois são acusados de usar conhecimento avançado sobre o título mobile Final Fantasy 7: The First Soldier para comprar mais de 200.000 ações da desenvolvedora Ateam. Quando o jogo battle royale foi anunciado em fevereiro de 2021, eles supostamente venderam as ações e ganharam “centenas de milhões de ienes”.
Criador do Sonic admite culpa em escândalo
Naka admitiu ter comprado mais de 130.000 ações dos desenvolvedores depois de saber sobre seus próximos títulos e arrecadou 20 milhões de ienes, ou cerca de $ 145.000 com a eventual venda dessas ações. Embora as alegações de improbidade financeira não sejam novidade na indústria de jogos, com funcionários da Activision Blizzard e da Starbreeze Studios enfrentando acusações de informações privilegiadas nos últimos anos, é raro ver uma figura de destaque como o criador do Sonic, Yuji Naka, pego na mira das autoridades.
O julgamento ainda está em andamento e resta saber quais penalidades Naka enfrentará se for considerado culpado.
Quem é Yuji Naka?
Um ícone da indústria, Yuji Naka começou sua carreira em jogos na Sega na década de 1980 trabalhando em títulos para a incursão inicial da empresa no mercado de consoles, o SG-1000. Depois de dirigir franquias como a popular série de RPGs Phantasy Star, Naka foi encarregado em 1989 de criar um mascote que pudesse rivalizar com a popular franquia Super Mario Bros.
Pegando a mecânica de plataforma da série de sucesso da Nintendo e adicionando um pouco de atitude junto com uma boa dose de velocidade, Naka acabou decidindo por um design para o que se tornaria o primeiro jogo Sonic the Hedgehog. Embora a Sega acabasse saindo do mercado de consoles domésticos em 2001, a franquia Sonic continuaria a crescer, com a empresa anunciando recentemente que o Sonic Frontiers de 2022 “excedeu em muito” as expectativas de vendas.