Publicidade
Adeus

Maki Kaji, pai do Sudoku, morre aos 69 anos

Maki Kaji era conhecido como “Godfather of Sudoku”, pois foi o responsável pelo nome e a difusão do jogo no Japão.
Gostou? Compartilhe!
Maki Kaji
(Imagem: Maki Kaji)
Publicidade

Maki Kaji, morreu aos 69 anos de câncer do ducto biliar. Kaji, que era conhecido como “Pai do Sudoku” ou “Padrinho” (Godfather of Sudoku nos EUA), não inventou o Sudoku. Variações do jogo apareceram em jornais franceses no século 19, e o Sudoku moderno foi criado com o nome Number Place por Howard Garns em 1979. No entanto, Kaji é creditado como o homem que popularizou o jogo no Japão, também contribuindo com seu nome.

Veja também:

    Sudoku é a abreviação de Suji wa Dokushin ni Kagiru ou Cada Número deve ser individual. Maki fundou a Nikoli, a primeira revista de quebra-cabeças do Japão e, em 1983, fundou a empresa de quebra-cabeças Nikoli Co. “Kaji-san surgiu com o nome Sudoku e era amado por fãs de quebra-cabeças de todo o mundo. Estamos gratos do fundo de nossos corações pelo patrocínio que você mostrou ao longo de sua vida”, disse a Nikoli Co. em um comunicado.

    A paixão de Kaji por quebra-cabeças o levou ao redor do mundo. No total, ele visitou mais de 30 países ao longo de sua vida. Kaji permaneceu como presidente-executivo da Nikoli Co. até o mês passado, e foi sucedido por Yoshinao Anpuku. “Nossa missão é buscar a visão e as possibilidades de Maki”, disse Anpuku. Ao longo dos anos, os quebra-cabeças Sudoku da Nikoli foram fornecidos a mais de 100 empresas de mídia.

    Continua depois da Publicidade

    O jornal japonês Mainichi também credita Kaji como o homem responsável pelas seções de quebra-cabeças nas livrarias, o que parece ser o caminho que com o qual o Sudoku realmente decolou em todo o mundo. Em 1997, o neozelandês Wayne Gould descobriu um livro de Sudoku em uma viagem ao Japão. Fascinado por ele, Gould passou seis anos trabalhando em um programa que poderia escrever os quebra-cabeças. Em 2004, eles começaram a ser publicados no Reino Unido. A partir daí, o Sudoku decolou em todo o mundo e viu um ressurgimento do interesse no Japão.

    Nascido em Hokkaido, Kaji era casado e tinha dois filhos. Ele morreu no dia 10 de agosto, e um pequeno serviço fúnebre foi realizado exclusivamente para a família. Sua antiga empresa está planejando um serviço memorial maior, mas não houve detalhes divulgados pela Nikoli até o momento.

    Via: Nikoli Co/Game Rant

    CONTEÚDO RELACIONADO