Muitos ficaram um tanto surpresos quando a série de jogos Heroes of the Dragon Quest apareceu como personagens jogáveis em Super Smash Bros. Ultimate. Muitos desses jogadores eram sem dúvida eram dos EUA, pois embora nunca tenha decolado no país do Mickey Mouse como seus contemporâneos de Final Fantasy, Dragon Quest sempre foi grande mundialmente.
Veja também:
Existem muitos fatores que contribuem para o sucesso dos títulos Dragon Quest, desde seu estilo de arte inspirado em anime até sua confortável mecânica de RPG. Mas um dos maiores atrativos sempre foram as trilhas sonoras, compostas desde o início por Koichi Sugiyama. Mas a era de Sugiyama compondo para Dragon Quest, ou qualquer outra coisa, chegou ao fim.
Koichi Sugiyama morreu aos 90 anos. Ele faleceu em 30 de setembro de choque séptico e seu funeral foi um pequeno evento privado. Suas obras incluem todas as músicas compostas para cada título do Dragon Quest, compreendendo mais de 500 canções no total, além de outros títulos para a Square Enix, desde quando a empresa ainda era conhecida simplesmente como Enix.
Ele se inspirou em grandes peças orquestrais e ópera, música pioneira nunca ouvida antes durante a era do Super Nintendo. Seu trabalho mais famoso é provavelmente o “Dragon Quest Overture“, um dos vários temas de videogame jogados nas Olimpíadas Japonesas que puderam ser conferidas nesse ano de 2021. É imediatamente reconhecível pela maioria dos jogadores.
Um lado obscuro
A carreira de Sugiyama foi ilustre, mas não sem seus pontos obscuros. Ele publicamente tomou o lado de políticos que tinham uma postura anti-LGBTQ +, apoiando-os ao declarar um problema a falta de filhos de casais LGBTQ +. Da mesma forma, ele desempenhou um papel importante nos esforços para minimizar a importância das “mulheres consoladoras” durante a Segunda Guerra Mundial: mulheres que foram pressionadas para o serviço sexual de soldados japoneses.
Este não é o único crime de guerra cometido pelo Japão que ele nega, e foram essas opiniões que levaram a Square Enix a se distanciar do artista. Seus pontos de vista são algo que muitos fãs de Dragon Quest sem dúvida gostariam de esquecer.
O legado que Sugiyama deixa para trás é, sem dúvida, misto. Existem aqueles que não poderiam experimentar sua música da mesma maneira depois de aprender seus pontos de vista, e podem experimentá-la de forma diferente uma vez mais com sua morte. Por enquanto, condolências e respeitos estão sendo feitas através da resdes sociais, como do presidente da Square Enix que apresentou condolências à família de Sugiyama, relembrando sobre o artista liderando uma orquestra tocando música Dragon Quest.