O mundo do futebol americano foi abalado quando a National Football League anunciou que o lendário técnico da NFL, John Madden, que tambem deu seu nome a franquia de jogos Madden NFL, faleceu repentinamente na manhã de terça-feira, 28 de dezembro. Ele tinha 85 anos. Os relatórios não confirmam a causa da morte, mas chamam seu falecimento de “inesperado”.
Veja também:
Quem foi John Madden?
John Madden foi um histórico treinador de futebol americano antes e depois da fusão das históricas ligas de futebol profissional dos EUA. Seus elogios ao longo da vida incluem ser o treinador vencedor do campeonato para os Oakland Raiders quando eles ainda faziam parte da Liga de Futebol Americano. Após a fusão da National Football League, ele venceu o Super Bowl 11 como treinador dos Raiders em 1976.
Ele se aposentou como treinador após a temporada de 1978 e começou uma carreira como comentarista em uma série de redes, incluindo CBS, FOX Sports, NBC Sports, e ABC Sports. John Madden ainda foi indicado para o NFL Hall of Fame em 2006 e se aposentou como locutor em 2008. Para o público mais jovem, ele é mais conhecido como o homônimo do universo dos jogo, o Madden NFL, que leva seu nome desde o final dos anos 1980.
Ele desempenhou um papel fundamental na criação de um jogo de futebol americano em estilo de simulação com a Electronic Arts que era completamente diferente da empresa como ela é conhecida hoje. O primeiro jogo Madden foi lançado como John Madden Football para MS-DOS em 1988. Depois de alguns anos, o nome foi encurtado para Madden NFL seguido pelo ano de lançamento, e tem sido um lançamento anual desde então.
O impacto da franquia Madden deixou pegadas indeléveis no mercado de jogos esportivos. Os títulos do Madden têm sido usados consistentemente como um preditor dos confrontos do Super Bowl do ano e a maldição do Madden tem vida própria.
Fora da franquia Madden NFL, sua voz bombástica e personalidade alegre foram associadas a diferentes comerciais de TV como ‘Tough Actin’ Tenactin, Toyota, Outback Steakhouse, Ace Hardware e muitas outras franquias americanas. Ele também fez algumas participações especiais no cinema e na TV, emprestando sua voz barulhenta a um episódio de Os Simpsons e ao filme, The Replacements.
Homenagens
Condolências povoaram imediatamente as redes sociais após os anúncios de seu falecimento, como algumas que vieram dos Raiders e outras equipes da NFL, o NFL Hall of Fame, Electronics Arts, ex e atuais jogadores da NFL e atletas de outros esportes.
Ele deixou uma marca nos esportes e na cultura pop como um todo, não apenas com sua marca registrada “Boom!” mas com sua habilidade de explicar o jogo de maneiras que outros locutores de futebol tentaram imitar desde então. Após o anúncio de sua morte, um documentário sobre John Madden que foi originalmente planejado para ir ao ar na PeacockTV da NBCUniversal, irá ao ar hoje (29) à noite em Memoriam.