Publicidade
Pesar

Morre Mikhail Gorbachev | Relembre sua participação num dos games mais famosos do mundo

Mikhail Gorbachev foi um dos maiores nomes e que trouxe o fim da Guerra Fria, mas também era o presidente que aparecia ao lado de Zangief na famosa cena de dança do lutador.
Gostou? Compartilhe!
Street Fighter Mikail
(Imagem: Capcom/Observatório de Games)
Publicidade

Mikhail Gorbachev pode não ser tão conhecido para as gerações atuais, mas ele representou o fim da Guerra Fria e também da União Soviética. E principalmente por ter dado fim a uma era de Guerra, sem ter dado um único tiro ou pessoas terem morrido, como muitos achavam que iria acontecer no final dos anos 1980.

Mikhail Sergeevitch Gorbatchov ou Gorbachev, para quem não conhece, era de origem Russa e Ucrâniana, nascido em Stavropol, em 2 de março de 1931, tendo sido o oitavo e último líder da União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS), além de Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) de 1985 a 1991.

Foi chefe de Estado do país de 1988 a 1991, na posição de Presidente do Presidium do Soviete Supremo de 1988 a 1989, Presidente do Soviete Supremo de 1989 a 1990 e Presidente da União Soviética de 1990 a 1991. Ideologicamente, sua identificação inicial era com os ideais marxistas-leninistas, tendo, entretanto, no início da década de 1990, se inclinado à social-democracia.

Continua depois da Publicidade

Mas ele não é lembrado apenas como o líder que acabou com a Guerra Frias, mas também por ter aparecido ao lado do lutador, na época Soviético, Zangief, em Street Fighter II. Gorbachev nunca foi explicitamente identificado pelo nome em nenhuma de suas aparições, mas ele tem mais de uma semelhança óbvia com o ex-presidente soviético na vida real, Mikhail Gorbachev, principalmente pela sua marca de nascença, a mancha na cabeça.

Mas com o tempo isso mudou, até a inclusão de seu perfil no Shadaloo Combat Research Institute que ele foi nomeado pela primeira vez. Embora esse personagem seja claramente modelado em Mikhail Gorbachev, ele permaneceu em sua posição, reimaginada como o presidente da Rússia, ao longo de todas as suas aparições subsequentes no jogo.

História de Mikhail Gorbachev em Street Fighter

Quando jovem, Gorbachev era o capitão da seção de luta livre de uma famosa universidade. Depois de se formar, começou a trabalhar como político e realizou um programa de intercâmbio internacional de luta livre em países ao redor do mundo, servindo como seu líder supremo. Como presidente da Rússia, Gorbachev dirige a maior federação de luta livre do mundo.

Vendo o desempenho de Zangief no torneio World Warrior, ele queria oferecer a Zangief um contrato lucrativo. Ao ingressar na federação de luta livre, o lutador seria capaz de mostrar seu poder e de seu país a milhões de pessoas. Zangief concorda e eles dançam Hopak com três agentes da KGB para comemorar a vitória do gigante.

O ex-líder russo também teve aparições em alguns outros jogos como Ganbare Gorby! no Japão, mas que acabou sendo substituído por um garoto loiro na Europa, chamado Factory Panic. Além disso, Gorbachev também teve adaptações para o cinema, principalmente em comédias, ainda mais porque ele era famoso por beber um pouco além da conta.

Independente de tudo, Gorbachev foi e sempre será um dos principais nomes a trazer um senso de paz ao mundo, em uma época que ninguém sabia se o amanhã realmente iria existir. Gorbachev morreu hoje, 30 de agosto, em Moscou, capital da Rússia.

CONTEÚDO RELACIONADO