Publicidade
Vida longa ao Rei

Pelé: Universo gamer e ídolos choram a perda do Rei

O maior atleta de todos os tempos, o camisa 10, o Rei, Pelé! Atletas e indústria de jogos deixam suas homenagens a Edson Arantes do Nascimento.
Gostou? Compartilhe!
Pelé
(Imagem: EA Sports)
Publicidade

A lenda! O camisa 10. Um dos maiores atletas de todos os tempos. O Rei do Futebol. Este era Edson Arantes do Nascimento, ou mais conhecido como: Pelé. O jogador do Santos, da seleção canarinho, teve uma carreira de conquistas dentro e fora do campo. No campo, não é nem preciso afirmar que sem ele a camisa 10 não seria a mesma coisa. Quem eram os jogadores com a 10 antes de Pelé a tornar tão famosa?

Fora do campo Pelé ainda foi nosso Ministro dos Esportes e principalmente o Embaixador do Brasil. E para muitos, uma das imagens mais emblemáticas, como tantas é o seu famoso pulo ao fazer um gol e até mesmo o bordão do Galvão “é tetra, é tetra”, quando foi comentarista da Globo e comemorou como nunca o título.

A carreira de Pelé

A carreira de Pelé inclui a conquista da Copa do Mundo da FIFA em 1958, 1962 e 1970, tornando-o o único jogador internacional a vencer o maior torneio do esporte 3 vezes. Sua carreira profissional começou aos 15 anos pelo Santos por 18 anos, depois pelo New York Cosmos por 4 anos, onde sua influência ajudou a popularizar e fazer crescer o esporte nos Estados Unidos.

Continua depois da Publicidade

A familiaridade e o prestígio do número 10 no futebol foram atribuídos à fama de Pelé e o esporte chamado de “The Beautiful Game” se consolidou depois que sua autobiografia My Life and the Beautiful Game foi lançada em 1977. São muitas histórias a respeito do Rei que não cabem apenas em uma matéria, como por exemplo na música, no cinema e principalmente quando um país parou uma guerra para assistir ao Santos de Pelé entrar em campo.

Pelé no universo dos jogos

O impacto de Pelé se espalhou para os videogames com jogos como Pelé’s Soccer para Atari 2600 em 1983 e depois Pelé! feito pela Remedy Entertainment para o Sega Genesis em 1993 e Pelé 2: World Tournament Soccer em 1994, novamente para o Sega Genesis.

Na era moderna, a presença de Pelé nos videogames é uma carta altamente valorizada no modo de jogo FIFA Ultimate Team da EA Sport. Existem 4 variantes de cartas de Pelé Ultimate Team no FIFA 23, incluindo uma carta de Heróis da Copa do Mundo oferecida durante a Copa do Mundo do Catar. Todos os seus cartões do Ultimate Team ao longo dos anos tiveram 91 ou mais classificações com 99 classificações no FIFA 19, 20, 21 e 22.

A morte do Rei do futebol

O hospital onde Pelé estava sendo tratado afirmou que o ícone do esporte morreu de falência múltipla de órgãos causada principalmente por câncer de cólon. Ele foi diagnosticado com a doença em 2021. A morte de Pelé é sentida em todas as disciplinas do esporte. À medida que a notícia de sua morte se espalhava e era confirmada por seu gerente, homenagens de atletas profissionais e celebridades de todo o mundo chegavam de todo o mundo, incluindo a estrela do PSG e o também brasileiro Neymar.

O funeral de Pelé está marcado para os dias 2 e 3 de janeiro, onde seu caixão será levado pelas ruas de sua cidade natal, Santos. O impacto de Pelé vai muito além de seu campo, já que ele costuma elogiar a atual geração de atletas e celebridades. Sua perda será sentida por todos aqueles que amam o esporte e conheceram seu legado.
Via: Game Rant/ComicBook/GamesRadar/Associated Press/SVG/Twitter

CONTEÚDO RELACIONADO