Se você passa bastante tempo na internet, já deve ter visto algum streamer fazendo uma jogada absurda de Elden Ring, como a Miss Mikkaa, que chegou a jogar o título da FromSoftware com os pés e as mãos. Agora, outro jogador simplesmente resolveu usar um saxofone eletrônico para tentar zera o jogo sem morrer.
Veja também:
Dr. DeComposing é conhecido por jogar com o Roland Aerophone AE-10, um instrumento de sopro digital de aproximadamente US$ 700 que pode simular clarinete, flauta, sax, sintetizador, violino e outros sons.
Assistir as transmissões dele é hilário e estressante, algo sempre dá errado. Às vezes, seu teclado trava devido à interferência do sax eletrônico, como a tecla alt travando após tocar uma nota no instrumento. Outras vezes, ele cairá acidentalmente de um penhasco por causa de uma entrada incorreta.
Ao Kotaku, o streamer disse que o sax eletrônico está conectado ao seu computador via USB e envia sinais MIDI sempre que ele toca notas. Essas mensagens são capturadas pelo Bome MIDI Translator, uma interface digital que converte esses sinais em entradas de mouse e teclado. Há uma “roda mod”, ou stick do controlador, na parte de trás do instrumento que foi programado como um stick analógico substituto para operar a câmera do jogo. Caso contrário, cada ação é executada por pontos únicos.
“Conforme jogo, também tenho o Aerophone configurado para reproduzir uma variedade de sons e amostras de instrumentos virtuais – as mensagens MIDI que configuro para controlar o jogo também são roteadas para uma estação de trabalho de áudio digital (‘DAW’) que armazena minha biblioteca de sons”, explicou.
“Então, toda vez que eu ‘doot’ no saxofone eletrônico, ele pressiona simultaneamente um botão no gamepad e toca um pouco de som (por exemplo, um gravador, um tambor taiko, uma batida de chiptune, um peido surpreendentemente melodioso, etc.). Durante minhas transmissões, os espectadores também podem interagir com o som do Aerophone ‘convocando a Roda das Doots’, que seleciona aleatoriamente um conjunto de sons do Aerophone da minha biblioteca”, disse ainda.
Dr. DeComposing já completou as corridas imortais controladas por sax de Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice, ambas as quais podem ser assistidas em seu canal no YouTube. Ele contou que Bloodborne levou cerca de duas semanas para ser concluído, enquanto Sekiro levou aproximadamente um mês para ser feito. Apesar dos boss, como Shadows of Yharnam de Bloodborne, o assassino frequente dele é a gravidade.
Como o Aerophone é monofônico e não polifônico como um piano, o Dr. DeComposing tende a fazer um movimento de cada vez com os pontos. Além disso, o único stick do controlador na parte de trás do instrumento é programado para funcionar como as teclas WASD em um teclado, o que torna a plataforma ou qualquer tipo de manobra precisa para o streamer uma espécie de dor de cabeça.
“Todos esses fatores [de entrada do controlador] combinados significam que ações simples, como correr e virar simultaneamente, não podem ser feitas sem mais alternâncias que programei nos controles do Aerophone”, falou. “E assim, a plataforma é um pesadelo . O número de vezes que morri para a gravidade porque os controles do Aerophone não estavam respondendo bem é angustiante.”