Logo depois que Daniil Medvedev percebeu que havia entrado para a história ao derrotar o nº 1 do mundo, ele caiu na quadra. Ele fingiu estar morto por um segundo, seus olhos fechados e sua língua para fora. Foi uma celebração estranha, nunca antes vista no tênis. Mas os fãs de Medvedev sabiam o que ele estava fazendo: uma comemoração ao melhor estilo FIFA.
Veja também:
O segundo tenista masculino do mundo celebrou o Peixe Morto do FIFA depois de vencer Novak Djokovic em dois sets na final do Aberto dos Estados Unidos por seu primeiro título de Grand Slam. Durante a cerimônia de premiação, ele encerrou seu discurso dizendo: “Só as lendas vão entender, mas minha comemoração foi L2 + Esquerda.” Esses são os controles para a celebração do Peixe Morto no jogo do FIFA depois que um jogador marca um gol.
E Medvedev, que é um grande fã de jogar FIFA no PlayStation, teve uma ótima explicação complementar porque ele fez aquela celebração na coletiva de imprensa pós-jogo. Durante Wimbledon no início deste ano, quando ele não conseguiu dormir uma noite, o tenista começou a pensar sobre o que faria se ganhasse. Ele não costumava comemorar suas vitórias e, se ganhasse o título, achava que seria “chato, porque faço isso o tempo todo”. Então, ele decidiu torná-lo especial.
“Gosto de jogar FIFA. Gosto de jogar PlayStation”, disse Medvedev. “É a chamada celebração do ‘peixe morto’. Se você conhece seu oponente quando joga FIFA, muitas vezes você vai fazer isso. Você vai marcar um gol, você venceu por 5-0, faça isso 1.” Ele disse que bateu um papo com os rapazes no vestiário e avaliou o interesse deles na ideia de fazer uma comemoração do peixe morto caso ganhasse o título do Aberto dos Estados Unidos.
“Eles estavam tipo, ‘Isso é lendário'”, disse Medvedev. “Todos que eu vi que jogam FIFA pensam que isso é lendário.” Então, ele foi em frente. “Não é porque eu quero estar no jornal, não me importo. Mas eu queria torná-lo especial para que as pessoas amem, para que meus amigos amem com quem jogo FIFA”, disse ele. “Eu me machuquei um pouco. Não é fácil [cair] em quadras duras.”
“Estou feliz por ter tornado isso lendário para mim”, disse ele com um sorriso.