Vereador tenta vetar batismo de 7 árvores centenárias com nomes de The Witcher

Vereador tentou vetar o projeto, e até auto dos livros entrou pelo meio

Publicado em 4/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Polônia, terra dos livros que deram origem a The Witcher, está prestando uma homenagem curiosa para 7 árvores centenárias (seis carvalhos ingleses e um freixo comum) da cidade de Ostroleka, localizada na região nordeste da Polônia, a cerca de 120 km da capital Varsóvia. Mas não foi tudo como mágica nesse processo.

O caso

O conselho municipal da cidade estava buscando maneiras de seus habitantes verem os seres mais antigos da região como “monumentos naturais”, despertando a atenção paras as questões de conscientização ambiental e preservação na prática.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A ideia

E foi nesse meio tempo que o conselho da juventude da cidade teve a ideia de batizar cada árvore dessas com o nome de um personagem do universo de Geralt De Rivia, numa icônica homenagem aos “poloneses” mais famosos da cultura pop. A ideia soou simpática ao ponto de ir para votação na câmara de vereadores.

Jestem przeciwko! (Sou contra!)

Dos 19 vereadores, dois se abstiveram e um foi fortemente contra. Na opinião de Ryszard Żukowski, membro do Partido Lei e Justiça, isto não seria de fato uma homenagem já que os nomes não eram sequer poloneses, e foi além: Disse que as árvores não deveriam receber nomes de bruxos e ratos fictícios.

Ainda coube mais um apontamento: Havia algo de “politicamente correto” neste batismo, já que que nomes como Triss e Yennefer estavam na mesa quando as árvores eram, na verdade, masculinas. A reclamação cringe foi registrada com sucesso e as árvores estão batizadas, contando inclusive com o apoio de Andrzej Sapkowski, autor dos livros que originaram tudo.

Ryszard Żukowski é de partido conservador.

Para quem estiver na Polônia e quiser conferir as 7 homenageadas, a lista abaixo dá o nome e a localização de cada uma delas:

  • Cirilla – carvalho inglês na estrada Księcia Mieszka I
  • Geralt of Rivia – carvalho inglês na interseção das estradas 11 Listopada i Bogusławskiego
  • Dandelion – carvalho inglês na estrada Księcia Mieszka I
  • Regis – freixo comum na Praça Dr. J. Psarskiego na Rua Staszica
  • Triss Merigold – carvalho inglês na estrada Baśniowej
  • Vesemir – carvalho inglês na estrada Poprzecznej
  • Yennefer de Vengerberg – carvalho inglês na estrada 11 Listopada

Nota: Na série da Netflix, Dandelion é conhecido como Jaskier, o bardo que canta “Toss a Coin to Your Witcher”. O personagem foi renomeado para o seriado, mas a árvore irá com o nome raiz. E foi assim que aconteceu.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar