10 jogos que viraram animes

Anime e jogos andam de mãos dadas desde meados dos anos 80, e aqui estão 10 fantásticas séries de anime que começaram como simples adaptações.

Publicado em 24/5/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Não é de hoje que os animes baseados em jogos são novidade. Já pelos anos 1980 muitos deles já eram sucesso de público nos canais abertos, como Sonic e Zillion. Com o passar dos anos tantos outros começaram a aparecer e continuaram este legado como Street Fighter e atualmente Castlevania se tornou uma das melhores adaptações de jogos já feitas, principalmente para os streamings.

Mas para que isto acontecesse foi necessário anos e mais anos de jogos adaptados que foram ruins e esquecíveis, assim como outros memoráveis que passaram em canais como a extinta Rede Manchete, pelo SBT e que hoje podem ser conferidos na própria Netflix, Prime Video, Crunchyroll, para citar os que temos no Brasil, assim como na Hulu e em vários outros pontos pela internet. Sendo assim, vamos a lista de 10 jogos que viraram animes de sucesso! A lista está em ordem aleatória.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

10. Street Fighter Victory

Se é para começar, que seja com uma das franquias que revolucionou o universo dos jogos, Street Fighter, que aqui ganhou o Victory. Apesar de ter sido transmitido pela primeira vez há mais de um quarto de século, o anime adaptado do game de luta da Capcom não envelheceu em nada e apresenta muitos dos personagens famosos da série, mesmo que de uma maneira diferente. A narrativa principal gira em torno dos rivais de longa data Ryu e Ken e sua busca para se tornarem melhores lutadores em uma jornada que os leva ao vilão M. Bison e à misteriosa organização Shadaloo.

9. Mega Man

Mais um jogo da Capcom que virou anime! Existem várias séries de anime baseadas no Mega Man, mas a de maior sucesso é Rockman.EXE Axess. Exibindo entre outubro de 2003 e setembro de 2004, a série consiste em 51 episódios. O show apresenta uma trilha sonora de inspiração techno fantástica e algumas cenas de batalha maravilhosas. Como acontece com a maioria dos programas, a história tem seus altos e baixos, mas definitivamente há mais altos do que baixos.

8. God Eater

Aqui um mais ou menos recente. God Eater foi transmitido entre 2015 e 2016 e é adaptado do game de mesmo nome da Bandai. A história se passa em um futuro distópico em que a humanidade está à beira da extinção. Os novos governantes do planeta, os Aragami, só podem ser derrotados com lâminas especialmente projetadas, conhecidas como God Arcs e, assim como nos jogos, aqueles que as empunham são conhecidos como God Eaters. O anime conta a história de um adolescente chamado Lenka que se propõe a se tornar um Devorador de Deus – God Eater – depois que sua família é comida por um Aragami.

7. Persona

Demorou um pouco para a série Persona realmente ganhar força no Ocidente, mas, depois de quase um quarto de século, como Street Fighter, a série está finalmente obtendo o reconhecimento que merece. Além de uma franquia de ótimos jogos para os novos fãs voltarem e se divertirem, há muitas adaptações de anime que valem a pena conferir. O anime Persona mais bem avaliado entre os fãs é Persona 4 the Animation. A série é incrivelmente fiel ao jogo em que se baseia, embora às vezes isso possa prejudicá-la. Questões de ritmo à parte, porém, todos os personagens principais são bem escritos e os últimos episódios são da mais alta qualidade.

6. Valkyria Chronicles

Senjou no Valkyria era composto por dois cursos e fez um trabalho fantástico de capturar a essência do jogo clássico da Sega. É um pouco lento, mas o anime vai crescendo e muito, principalmente em qualidade, com uma história que tenta ao máximo seguir aquela apresentada no material de origem, assim como o estilo de arte combina com o encontrado no game. Este não é um anime fácil de ser assistido já que seu tema principal é a guerra, mas é sem dúvida um material de alta qualidade.

5. Dragon Quest

Produzido pela Toei Animation, estúdio responsável pelo anime Dragon Ball, muitos consideram a série o melhor trabalho do estúdio. O estilo de arte e o ritmo serão confortavelmente familiares aos fãs de Dragon Ball, enquanto a história e o desenvolvimento de personagens fantásticos que ela cultiva manterão os espectadores envolvidos até o final. Dragon Quest é uma das séries de jogos de maior duração de todos os tempos, com o primeiro jogo sendo lançado em 1986. Desde então, a série foi adaptada em praticamente todos os formatos imagináveis, com mangá, anime e alguns filmes. O melhor do anime veio na forma de Dragon Quest de 1991: Dai no Daibouken.

4. Final Fantasy VII: Advent Children

Muitos consideram a série Final Fantasy uma das melhores franquias de jogos. Com 15 títulos da série principal e incontáveis spin-offs, não deve ser surpresa que tenha havido muitas tentativas de adaptar a série para a forma de anime. Eles nem sempre acertam o alvo, mas existem muitas grandes adaptações por aí. Final Fantasy VII: Advent Children é a escolha certa e expande o lançamento nos cinemas em várias áreas. Ele oferece um olhar mais extenso sobre as origens de alguns dos personagens e uma versão estendida da cena de luta entre Cloud e Sephiroth. Para qualquer um com um interesse passageiro na Compilação de Final Fantasy VII, este anime é imperdível.

3. Steins; Gate

A série Steins; Gate sem dúvida obteve muito mais sucesso com animes do que com jogos, embora, dado o estilo dos games, talvez não seja surpreendente que tenha sido capaz de fazer a transição de forma tão perfeita. Houve várias adaptações de anime ao longo dos anos e todas foram muito bem-sucedidas, mas nenhuma mais do que a série original. Composto por duas fases de 12 episódios, o programa foi ao ar pela primeira vez no Japão em 2011 e, como os jogos, se concentra nas travessuras do autoproclamado cientista louco Rintarou Okabe. Visualmente falando, é incrivelmente semelhante aos games.

2. Pokémon

Este é sem dúvida o mais famoso desta lista, tanto que nem precisa de apresentação. Qualquer um, não importa de qual geração, já assistiu as aventuras de Ash em algum lugar e cantou todos os Pokémon, ou pelo menos tentou! O anime até os dias de hoje é um dos mais famosos e pode ser visto em qualquer lugar do planeta. Sem dúvida alguma, este aqui é o maior fenômeno das adaptações de games que viraram animes.

1. Fate/Stay Night

Se fosse para fazer uma lista dos 10 melhores jogos que viraram anime, com certeza Fate estaria entre os dois primeiros. A série Fate/Stay Night se expandiu em muitos meios diferentes ao longo dos anos, mas a maior parte de seu sucesso veio através de suas inúmeras adaptações de anime, especiais e filmes, mas a de maior sucesso ainda é Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works.

Ele possui uma das melhores classificações entre os fãs dos animes e foi ao ar pela primeira vez no final de 2014. Consistindo em uma única temporada de 12 episódios, ele conta a história da Guerra do Santo Graal onde magos devem batalhar entre si ao lado de seus servos para conquistar o Graal.

Via: Netflix/Hulu/MyAnimeList/Game Rant/Prime Video/Sato Company

Siga o Observatório de Games nas redes sociais

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio