Com o sucesso estrondoso dos games sendo adaptados para a televisão, às vezes nos esquecemos que muitas franquias famosas foram adaptadas de livros antes de irem parar nas telonas. Pensando nisso, reunimos 5 livros que você talvez não sabia que inspiraram games populares.
Veja também:
Confira:
Piquenique na Estrada
O livro foi escrito pelos irmãos soviéticos Arkadi y Borís Strugatski e publicado no Brasil pela editora Aleph. A história acompanha Red, um stalker, que é um termo para designar pessoas que roubam artefatos deixados por extraterrestres em suas passagens pela terra em áreas conhecidas como ‘zonas’.
O jogo Shadow of Chernobyl, da série de horror S.T.A.L.K.E.R, foi desenvolvida pela GSC Games, e usa o conceito de zonas do livro original para áreas contaminadas por um novo acidente nuclear de Chernobyl. Porém, o que muda aqui é que o jogador rouba artefatos contaminados por radiação.
The Witcher
O livro reúne uma série de contos escrita pelo polonês Andrzej Sapkowski. No Brasil, os livros foram publicados pela Martins Fontes. No universo dos livros, o Witchers são caçadores de monstros treinados desde a juventude para desenvolverem habilidades sobrenaturais.
O jogo foi desenvolvido pela CD Projekt RED e publicada pela Atari. A série de jogos funciona como uma continuação não oficial dos contos de Andrzej Sapkowski.
Metro 2033
O livro foi escrito pelo russo Dmitriy Glukhovsky e publicado no Brasil pela editora Gailivro. Sinopse: “O ser humano já não tem mais o comando sobre a Terra. Novas formas de vida a dominam. Um desastre nuclear varreu a superfície terrestre obrigando os poucos sobreviventes a uma existência sem sentido e sem esperança nos túneis do metrô de Moscou.”
O jogo de tiro em primeira pessoa é da 4A Games, em que o jogador assume o papel de Arytom e mergulha no enredo do livro, lutando contra as criaturas Dark Ones para salvar a estação de metrô.
Parasite Eve
O livro foi escrito pelo japonês Hideaki Sena. “Foi esse romance, junto com a série Ring de Koji Suzuki, que deu início ao boom do J-Horror. Um vira-páginas sobre a rebelião das mitocôndrias tornou-se o primeiro vencedor do Japan Horror Novel Award e a inspiração para um videogame que foi um sucesso nos Estados Unidos.”
O jogo da Square Enix é uma continuação da história do livro e traz como protagonista a policial Aya Brea, que precisa deter a ameaça de Eve.
A Divina Comédia
O livro clássico A Divina Comédia, de Dante Alighieri, foi publicado no Brasil pela Editora 34. “Relata a viagem de Dante ao Inferno, ao Purgatório e ao Paraíso. O poeta Virgílio o acompanha tanto ao inferno – um vale nas entranhas da terra – como ao Purgatório, local onde as almas se purificam dos pecados capitais. Beatriz, a musa de Dante, o conduz ao Paraíso, formado por nove céus. No último dos céus, o poeta encara um importante exame de fé.”
O jogo Dante’s Inferno se trata de um hack ‘n’ slash da Visceral Games, que coloca o jogador no papel de Dante, o fazendo atravessar os nove círculos do inferno, enfrentando hordas de demônios com uma cruz sagradas para resgatar a alma da sua amada Beatrice das mãos de Lúcifer.