O Natal é uma época que muitos anseiam, mas existem outros que não querem nem saber do nome e preferem ficar bem longe. Para estes, principalmente os donos de PC, separamos alguns ótimos jogos para aproveitar esta noite natalina, quero dizer, esta noite tão comum e passa-la jogando naquele escurinho tão seguro e confortável…
Veja também:
1. Alien: Isolation
Alien: Isolation está entre os melhores jogos de 2014. É um jogo de terror que segue o mesmo estilo do filme Alien. Olha aí mais game de terror baseado em um filme. Aqui o jogador está preso em uma estação espacial com um alienígena assustador e grande, que, graças a alguma IA desonesta e design de níveis, é mais aterrorizante do que nunca.
Os melhores jogos de terror fazem você se sentir totalmente impotente, e em Alien: Isolation é a sua inteligência, o seu talento para rastejar sob as mesas e nos armários, e uma variedade de distrações que o salvam do horror. Uma criatura mortal que pode aparecer a qualquer momento, sem scripts e sem aviso: o que mais você poderia pedir a um antagonista de um jogo de terror?
2. Amnesia: The Dark Descent
Pesadelos não são muito parecidos com jogos de terror; eles não tendem a ter regras que façam sentido e nos fazem acordar totalmente suados e gelados de medo. Mas Amnesia: The Dark Descent é realmente um pesadelo. Este é um jogo de terror em que os monstros irão te atacar e que fugir e se esconder dessas criaturas é seu único meio de autodefesa, e no qual simplesmente olhar para os monstros pode deixá-lo louco.
Você quase literalmente se enrosca em uma bola e fecha os olhos quando os monstros de Amnesia: The Dark Descent estão na sala, usando dicas de áudio para adivinhar quando eles saem. Poucos jogos de terror são tão irritantes quanto Amnesia: The Dark Descent, que segue a regra de ouro do horror: o medo do desconhecido é o medo mais poderoso de todos.
Há uma sequência, Amnesia: A Machine for Pigs, que é igualmente psicológica. Mas não recomendamos que você os jogue um após o outro – assim como o personagem principal de Amnésia, você precisa gerenciar sua sanidade. E como todo bom filme de terror, que são os psicológicos, os games que brincam com a sua mente, também são os melhores.
3. Blair Witch
Jogos de terror são difíceis de vender quando você não gosta deles. A ideia de se preparar para uma noite de tensão e nervosismo inquietante não agrada a todos. E é exatamente por isso que ter um companheiro doggo em Blair Witch é uma adição tão bem-vinda.
A bruxa de Blair é principalmente um passeio experimental; você entra na famosa floresta do filme com o mesmo nome para procurar um garoto desaparecido. É claro que você não está sozinho e muitas, mas muitas coisas mesmo, vão esbarrar em você durante a noite, enquanto a sua caça continua. Porém, bullet está sempre presente como uma ferramenta de orientação e, se uma criatura aparecer, ele latirá em sua direção, fornecendo uma indicação sutil de onde apontar a lanterna. Portanto, se você está procurando um jogo para ajudá-lo a entrar no gênero de terror, Blair Witch é uma ótima opção.
4. Condemned: Criminal Origins
Jogos de terror tendem a ser violentamente inflexíveis e tensamente emocionantes, correto? Condemned: Criminal Origins da Monolith é um assustador jogo de primeira pessoa que vale a pena procurar, apesar dos gráficos de uma década atrás.
Condemned: Criminal Origins é um jogo de tiro em primeira pessoa com ênfase na investigação e no terror psicológico. Embora seja apresentado sob uma perspectiva diferente de jogos como Resident Evil e Silent Hill, o título pode ser considerado também um horror survival por conta do clima tenso constante que ele apresenta. O jogador é colocado na pele de Ethan Thomas, um investigador do FBI que, em uma busca incessante por um serial killer, acaba preso em um perigoso bairro de uma cidade fictícia norte-americana. Durante as investigações, a situação de Thomas se agrava; inexplicavelmente, os habitantes do bairro são afetados por um fenômeno que os torna psicopatas extremamente violentos.
As armas de fogo são raras e a munição, escassa no jogo. A maior parte dos combates, portanto, é feito com armas de contato, como canos ou pés-de-cabra, que podem ser encontradas em qualquer lugar do cenário. Além disso, o game enfatiza a exploração de forma nunca vista; você tem a sua disposição um kit completo para o recolhimento de evidências e a busca por pistas.
5. Dead Space
Como a adaptação para jogos de terror do filme Event Horizon que nunca existiu, Dead Space segue praticamente o mesmo roteiro do filme, mas desta vez com você no controle – literalmente – do game.
Você é um mecânico armado com um cortador a laser capaz de desmembrar estrategicamente as legiões de criaturas alienígenas já malformadas que agora infestam a nave, mas apesar do seu poderoso armamento, você nunca está perto de ficar à vontade.
Como todos os melhores jogos de terror, o tipo de horror do game Dead Space é perturbador e geralmente ataca sua psique, misturando sutilmente violência e paranoia para criar um miasma de desespero atmosférico e implacavelmente sombrio. Todos a bordo de uma nave espacial clássica, assombrada, com corredores escuros e cantos levemente escuros demais para esconder coisas assustadoras.