- SPOILERS COMPLETOS
The Last of Us 2 é um jogo feio. É nojento, doentio, violento, agita a barriga e é cheio de arrependimento. Existem muitos fragmentos de luz pontuando a escuridão, mas a Naughty Dog não está dando socos com sua exploração sombria da violência humana.
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Atualmente com quase 20 mil pontos negativos no Metacritic, a realidade é um projeto feito para provocar uma resposta e fazer perguntas. Por que achamos tão fácil odiar? Vale a pena, no nível humano, ser movido por essa emoção negativa? Se isso tudo consome, que efeito isso tem sobre seus entes queridos e sua capacidade de estar lá para eles? É a única maneira de encontrar a paz através da empatia, e confiar no “outro” fará o mesmo?
Esses são temas enormes e incrivelmente importantes e que os videogames ainda não haviam tocado em um nível tão poderoso. Para dissecar por que funciona tão bem, vamos detalhar esse jogo de mais de 25 horas e fornecer um contraponto a tudo o que é falado nas comunidades on-line, pois é óbvio que partes inteiras da base de fãs não percebem que a Naughty Dog instilou a reação exata que eles planejavam.
Você deveria odiar Abby
Durante muito tempo, o diretor criativo Neil Druckmann afirmou que The Last of Us 2 é “sobre ódio”. Naturalmente, com todos os trailers apontando para Ellie em pé de guerra, a nova namorada Dina ser morta e Joel tentando ajudar, assumimos que essa seria uma história clara de Ellie massacrando todos no caminho. Joel tentaria detê-la, e todo tipo de comparação com as ações de Joel no final do primeiro jogo ocorreria.
Uma hora e meia em uma duração de 25 horas, Joel tem sua rótula arrancada por uma espingarda e é espancado até a morte pela nova personagem, Abby. Ele é cuspido ainda mais por sua amiga Manny, e mais tarde chamou de “b * tch” Nora, que segue dizendo que “conseguiu o que merecia”.
Tudo isso define Abby e sua gangue como as figuras mais detestáveis. Fica imediatamente claro a partir das 18.000 (e contando) pontuações zero no Metacritic, nos vídeos de reação das pessoas que deixam a raiva e no discurso em geral, que a maioria das pessoas não gostou dessa decisão.
No entanto, esse é o ponto. Toda aquela raiva, tristeza, o questionamento de “Por quê ?!” e o desejo de fazer algo a respeito é inteiramente o que você deveria estar sentindo pela maior parte do jogo. A Naughty Dog tomou a ousada decisão do inferno de fazer com que VOCÊ se preocupasse em encenar esse conto de vingança tanto quanto Ellie. Eles sabiam que você não se sentiria assim se Dina ou mesmo Tommy fossem mortos, e o primeiro passo para entender o que eles querem é aceitar que esses sentimentos sejam intencionais do criador.
A morte “barata” de Joel
A morte é barata. Muito poucos de nós vivem além dos 73, de acordo com os dados mais recentes, e menos ainda planejam um círculo de membros da família, flores e últimas palavras. A morte na vida real apenas … acontece, e você tem que lidar com isso.
De muitas maneiras – especialmente em um pós-apocalipse fictício – a morte pode, e neste caso, deve ocorrer a qualquer momento. Em The Last of Us 2, o assassinato de Joel pelas mãos de Abby decorre de ela ser filha do cirurgião principal que você matou no primeiro jogo.
Sim, Joel estava salvando Ellie, mas impediu a cura para a humanidade. Em uma escala maior, isso desfez o trabalho de várias gerações de membros da Firefly que se inscreveram para fazer a coisa certa, anos após anos. A morte de Joel reflete a do cirurgião desde o primeiro jogo – um personagem que não pensamos duas vezes na época, mas cujo papel nesse mito foi fundamental.
O assassinato de Joel parece “barato” porque, novamente, esse é o ponto. Joel é um alvo que Abby acompanha há anos; alguém que aos olhos dela surgiu do nada e destruiu sua família e o trabalho de sua vida por um capricho pessoal.
Como alguns sobreviventes que sofrem trauma e promulgam um plano para garantir que isso nunca aconteça novamente, Abby transformou seu corpo em uma arma viva. Quando finalmente teve a oportunidade, ela solta uma fúria acumulada que estava abrigando por muito tempo.
O ataque de Abby é devastador para ver e ouvir, mas consegue fazer com que nós e Ellie questionemos suas motivações mais furiosamente do que qualquer outro personagem da história dos jogos. Novamente, você não deveria estar bem com a morte de Joel. Você apenas tem que conviver com o porquê disso acontecer e continuar.
Por que você precisa jogar como Abby por 10 horas?
Um grande ponto de virada na história acontece no meio do caminho, onde depois que Abby se infiltrou no teatro onde Ellie, Dina, Tommy e Jesse estão hospedados – em retaliação por Ellie matar todos os amigos de Abby – ela prende Tommy no chão, mata Jesse e tenta atirar em Ellie.
Em vez disso, a cena é cortada e o jogo toca toda a linha do tempo de três dias em Seattle, da perspectiva de Abby. Vemos que a Frente de Libertação de Washington é um grupo organizado com sistemas educacionais, instalações agrícolas, vários círculos sociais e propriedades rurais. Aprendemos que Seattle é uma zona de guerra para eles; uma “frente” para a qual os soldados estão sendo destacados, na tentativa de combater mais uma facção, os serafitas.
Neste ponto, você não vai gostar de ser forçado a habitar na pele do inimigo. Eu, pessoalmente, só queria “voltar à história principal” e, a cada dia que passava, questionava se isso era negativo para o jogo ou não. Com o tempo – e realmente leva muitas horas na companhia de alguém que você deveria odiar, para que o paradigma mude – sua percepção de Abby e essas sequências mudam.
Talvez você ainda não concorde com o que ela fez, mas não a odeie mais como uma vilã unidimensional. Você fundamentalmente não pode, a menos que esteja se forçando a ignorar as qualidades humanas que estão claramente em exibição.
É essa escolha – essa escolha artística extremamente ambiciosa e arriscada – que, juntamente com a morte anterior de Joel, está no centro da controvérsia do jogo. Muitos querem que Abby morra, não importa como, e é essa a mentalidade que a Naughty Dog fez The Last of Us 2 abordar.
Você não deveria estar do lado de Ellie no terceiro final
Quando voltamos a Abby e Ellie se confrontando no teatro, Abby chega perto de matar uma Dina grávida, mas descobre algo em si mesma que deixa ela e Ellie vivas. Nós mostramos uma gentileza de alguém que perdeu o pai e todo o círculo social para o que deve parecer tendências psicopáticas, onde o resultado permitiu Ellie e Dina criar um filho em uma terra idílica em algum momento no futuro.
E, no entanto, mesmo depois de viver uma vida completamente diferente, Ellie não pode se contentar. Depois que Tommy visita a casa e observa que uma de suas equipes de perseguidores encontrou Abby e o companheiro mais jovem Lev se escondendo, você deve ter um sentimento: Rejeição.
Ellie tem responsabilidades agora. Ela tem um parceiro e um filho. Ela tem uma casa, animais para cuidar e muitos pores-do-sol para assistir. SABEMOS isso no nível humano. Que ela, sob nenhuma circunstância, deveria desistir de sua vida em casa e de todo o amor nela, para arriscar outra briga com Abby para “consertar as coisas”.
E, no entanto, às 3 horas da manhã, ela foge de sua própria casa. Afastando-se de uma Dina chorona, suplicante e não se despedindo de seu próprio filho, Ellie decide que se vingar, não importa o custo, é mais importante do que viver em paz.
Você pode entender e poupar seu inimigo?
Nenhum outro jogo te faz sentir o nível de emoção negativa pútrida e agitada que essas últimas horas evocaram. Ver Ellie tomar a decisão de rastrear o assassino de Joel – uma mulher que a poupou duas vezes neste momento e pediu várias vezes para que ela ficasse longe – foi o movimento errado de todas as maneiras possíveis.
E, no entanto, forçando-o novamente a entrar no lugar de alguém com quem você não concorda, você é forçado a ver essas ações. Ellie finalmente rastreia Abby, e o casal tem outra luta horrivelmente sangrenta. Feridas são rasgadas, rostos perfurados, braços mordidos. Ambos os personagens acabam sendo uma bagunça exausta e sangrenta, até Ellie estar estrangulando e afogando Abby debaixo d’água.
Aqui, no auge de suas ações; seu rosto, uma confusão contorcida de raiva, tristeza, malícia e talvez alguma satisfação, ela para. Ellie poupa Abby, ela e Lev partem em um barco, e Ellie volta para casa e descobre que Dina pegou seu filho e limpou a casa. O jogo termina com Ellie se afastando da casa, sozinha.
Essa ação de poupar a pessoa que matou a figura e o amigo de seu pai pode ser vista como “fraca”, mas o sentimento avassalador é a tristeza; de ficar impressionado com a descrição da violência e agradecer por duas pessoas com quem você se preocupa não estar mais se separando.
The Last of Us 2 está perguntando se, depois de tudo, você poderia perdoar ou pelo menos entender esse indivíduo que você se condicionou a odiar. Várias vezes ao longo da história, Abby e Ellie estão erradas sobre as maquinações por trás da WLF ou dos Serafitas. Elas são forçadas a ver as pessoas como humanas, e não como vilões unidimensionais que é fácil odiar.
Aplicando essas lições na realidade, poderíamos fazer o mesmo para evitar que circunstâncias horríveis aconteçam na vida real? Precisamos chegar tão brutalmente a nos derrotarmos, ou uma solução pacífica poderia ser alcançada muito antes?
O ponto de tudo
The Last of Us 2, apesar de ter que cavar fundo na psique humana para destacar nossas piores tendências primárias, é no final, um jogo incrivelmente positivo, filantrópico e pró-vida. É animador destacar a interação humana genuína em meio a circunstâncias terríveis, os campeões iniciando uma família, não importa o quê, mostra a beleza da natureza ao lado dos humanos e até incluem vários momentos em que os personagens começam a cantar.
O game da Naughty Dog é um apelo à empatia e compreensão. De lutar por nossa natureza de odiar facilmente, lutar por algo melhor. Vemos “heróis” e “vilões” flertando com paz e resolução, mas somos arrastados para os mesmos conflitos repetidamente, simplesmente porque escolhem a violência física em detrimento de qualquer outra coisa.
Como um game triplo A de uma das principais empresas do setor, isso é ousado como o inferno. É chocante! Chocante de como um jogo teve a coragem, consideração em trazer conversas reais para que se possa entender, com um risco que valeu a pena correr.
Em tempo de tanto racismo e incompreensão, a empresa está de parabéns por trazer dentro de seu jogo, uma maneira de mostrar aos fãs, que o mundo “imaginário”, pode seguir por linhas para te mostrar que o nosso mundo tem alguma coisa errada.