Eram 22h40 do domingo quando o Jean deixou uma bucha enorme pro Jean do futuro resolver algumas horas depois: Ir trabalhar podre, graças ao novo jogo do Homem-Aranha que ele pegou e resolveu ir resolver as tretas do teioso até as 3h40 da manhã.
Veja também:
Como ele não tinha grandes poderes (só grandes responsabilidades), precisou levantar às 6h e passar um dia inteiro se arrastando e culpando a vida e não o sono porco que se deu. Bom, que os videogames são grandes ladrões de sono, a comunidade gamer inteira já sabe, mas será que tem outra coisa que dá pra culpar?
Tem sim. Alguns são bem conhecidos, mas que diante desse assunto, não custa relatar. Confira abaixo mais quatro fatores que não contribuem em nada para uma boa noite de sono.
1. Alimentação
Comer que nem um javali e beber igual a um Viking até vai te apagar, mas isso vai te render alguns pesadelos e prováveis desconfortos ao acordar. Diante disso, evite consumir bebidas com cafeína – como café, chás e refrigerantes – ou álcool antes de se deitar. Alimentos açucarados, picantes ou “pesados” (gordurosos, com muitas calorias) perto da hora de dormir também jogam contra.
2. Ter uma rotina irregular de sono
Dormir muito tarde, não ter um horário para acordar ou dar aquele cochilo após o almoço podem afetar seu sono à noite. Deixe o sono para a hora do sono.
3. Eletrônicos
Os videogames entram nessa lista, mas tem mais elementos dessa gangue pra apontar, como computador, celular e televisão, que podem afetar a produção da melatonina (o hormônio do sono), além de manter nosso cérebro estimulado e ligadão.
4. Líquidos antes de ir dormir
A dica de beber 2 litros de água ao longo do dia é válida, mas fazer isso perto da hora de dormir vai te render idas ao banheiro na madrugada, o que certamente atrapalha seu sono, pois o ato de pegar no sono é uma missão level hard para muitos.
5. Luminosidade e barulho
Quarto é para dormir, e, se possível, deixe o seu aí só para essa missão. Mantenha ele o mais escuro, confortável, limpo, silencioso e vazio possível.
É importante ressaltar que caso a questão do sono se torne algo crônico, vale a pena procurar ajuda médica, antes que você precise ser rico para se tratar do vício desse jeito aqui.