O Brasil é o maior mercado de vídeo games da América Latina sem dúvida alguma! E a cada ano, nosso país, que é praticamente um Continente, está entre os maiores consumidores de tudo que seja relacionado ao universo gamer.
Veja também:
- Um torneio de Street Fighter 6 no Japão impõe penalidades para os participantes que não dormem o suficiente
- Street Fighter? Esgrimista olímpico agiu como se estivesse dentro do jogo por um momento
- 37 anos após o lançamento, Hideo Kojima afirma que Metal Gear era "visionário" devido a um componente específico de sua jogabilidade
Logicamente as distribuidoras vendo isso, aproveitaram para colocar alguns brasileiros e brasileiras dentro de suas aventuras, sejam elas nos jogos de luta e até mesmo de aventura. O Brasil é tão diverso quanto a geografia, e o nosso país é o “celeiro” de jogadores de futebol conhecidos, artistas marciais e um grande número de modelos da Victoria Secret. Por isso criar personagens para diversos estilos, não é uma tarefa tão complicada.
Além disso tudo, também somos lembrados pelo Carnaval, o samba, e como um povo alegre e que obviamente sabe como se divertir, assim como os personagens desta lista exemplificam essa natureza despreocupada, mas que também impõe respeito. Portanto, vamos conferir estes personagens do universo dos games!
1. Blanka – Street Fighter
Ele apareceu pela primeira vez no game Street Fighter II de 1991 como um dos oito lutadores jogáveis. Depois disto um dos personagens mais famosos do universo dos jogos de luta, já apareceu em vários outras sequências da franquia, além de um suposto filme esquecível, animações e quadrinhos.
Uma das muitas curiosidades a respeito do Blanka é que seu nome vem do Esperanto e significa Branco, algo totalmente contrário a sua cor verde. Mas tem um motivo: os criadores deram este nome para simbolizar sua pureza de espírito. Além disso, Blanka é o personagem preferido do produtor de SF, Yoshinori Ono, que sempre leva seu boneco do lutador brasileiro aos eventos que é convidado.
2. Bob Wilson – Fatal Fury
Mais um representante no mundo das lutas. Bob Wilson ou Roberto Wilson na adaptação em português, é um personagem introduzido em Fatal Fury 3. Ele é descrito como um homem alegre que adora combinar dança com seu estilo brasileiro de capoeira. Bob escolheu a Capoeira por acreditar que é a arte marcial mais forte do mundo. Ele foi observado por Richard no Brasil depois de notar a paixão de Bob pela Capoeira e o recrutou como gerente secundário para ajudá-lo a administrar o Pao Pao Cafe 2.
3. Carlos Oliveira – Resident Evil
Um homem de origem latina e indígena, Carlos foi um membro ativo de operações de uma guerrilha comunista na América do Sul. Depois que as forças do governo encerraram as atividades de sua organização, ele foi sondado pela Umbrella Corporation, para a unir-se a UBCS unidade de operações especiais. Ele é um especialista em armamento pesado e operação de veículo, tornando-o um bem valioso.
Carlos é caloroso e é conhecido por brincar. Talvez como resultado de ter sido criado em meio a violência, o personagem é corajoso e está sempre disposto a lançar-se no meio do perigo.
4. Christie Monteiro – Tekken
Esta ao lado de Eddy Gordo é uma das representantes mais famosas do universo da Capoeira nos jogos de luta. Christie é a neta do mestre de Capoeira que ensinou a Eddy Gordo a arte, enquanto ele estava encarcerado. Na prisão, Eddy jurou a seu mestre que ele ensinaria a arte da Capoeira à sua neta quando ele saísse de lá. Eddy visitou Christie logo após O Rei do Torneio Punho de Ferro 3, e ele a treinou, como havia prometido.
Após apenas dois anos de treinamento, Christie se tornou uma lutadora excelente. Os dois se tornaram grandes amigos. Entretanto, logo após o fim do treinamento, Eddy desapareceu, deixando para Christie apenas uma carta dizendo, ”Os responsáveis pela morte de meu pai devem pagar”. Preocupada com a misteriosa desaparição de Eddy, Christie decidiu procurá-lo. Sua única pista: O Rei do Torneio Punho de Ferro 4. Uma curiosidade é que com a introdução de Christie em Tekken 4, o time da Namco revelou que eles originalmente planejaram criar uma personagem feminina praticante de Capoeira para Tekken 3, mas não foram confiantes e decidiram criar um personagem masculino, Eddy Gordo.
A personagem também aparece no filme Tekken (2010), interpretada por Kelly Overton, a Vanessa Helsing da série Van Helsing da Netflix.
5. Eddy Gordo – Tekken
Eddy foi o primeiro lutador de capoeira da série Tekken, antes de Christie e ajudou a popularizar o estilo na comunidade de jogos em geral. O personagem dominou a arte da capoeira enquanto cumpria pena por um crime que não cometeu e exibiu suas habilidades em torneios de luta. Em uma nota relacionada, Eddy é a escolha perfeita para jogadores iniciantes.
Seus movimentos são intuitivos e significativos, mesmo que você esmague os botões aleatoriamente. Os críticos o consideraram injusto e dominador, mas ninguém nesta lista é mais gracioso – ou influente – do que Eddy. Assim como Christie, o personagem também apareceu no filme Tekken, interpretado pelo brasileiro e mestre da Capoeira, Lateef Crowder.
6. Jetstream Sam – Metal Gear Rising
Samuel Rodrigues era um mestre espadachim que encontrou emprego como mercenário depois que seu pai foi assassinado. Depois de derrubar vários cartéis de drogas, ele foi recrutado por uma empresa militar privada e equipado com um braço cibernético, um exoesqueleto e uma lâmina de alta frequência que podia cortar quase tudo.
Embora ele já tenha sido levado por um senso de justiça, mais tarde percebeu que seus ideais não tinham lugar no campo de batalha. Desmoralizado pela corrupção que o cercava, ele abandonou seus valores e aceitou que apenas os vencedores pudessem decidir o que era certo. Essa linha de pensamento o tornava arrogante e manipulador, mas também alimentava seu desejo de aprimorar suas habilidades. Samuel Rodrigues também conhecido como Jetstream Sam ou Minuano (vento), e esses apelidos provaram ser um ajuste perfeito para sua personalidade despreocupada. Minuano é o nome dado à corrente de ar que tipicamente acomete os estados brasileiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Seu nome deriva dos Minuanos, um grupo indígena que habitava os campos no sul do estado do Rio Grande do Sul.
7. Khushnood Butt – Fatal Fury
A série Fatal Fury nos apresentou vários lutadores brasileiros. Richard Meyer foi o primeiro personagem do jogo de luta a promover a arte da capoeira, e Bob Wilson seguiu o exemplo. Enquanto Richard e Bob finalmente se mudaram para a América para abrir uma boate, Khushnood Butt dirigia um dojo no Brasil e ensinava uma marca especial de karatê para uma nova geração de estudantes. Khushnood leva o treinamento muito a sério e é um dos personagens mais duráveis da lista. Suas poses de vitória são exageradas e seu nome é absolutamente estranho. Ele era originalmente conhecido como Marco Rodriguez, mas seu nome foi alterado para evitar confusão com o artista marcial do mundo real, Ricco Rodriguez.
8. Laura – Street Fighter 5
Blanka é sem dúvida o brasileiro mais icônico da série Street Fighter, mas ele é um homem selvagem que foi removido da sociedade ainda jovem. Laura Matsuda é muito mais fácil para os olhos e também é uma melhor representante da cultura brasileira. Seu estilo de luta é inspirado no jiu-jitsu brasileiro, (finalmente alguém que não seja da Capoeira ou Karatê) e sua atitude é indicativa de uma sociedade que valoriza a simpatia. Sua personalidade é quase tão colorida quanto suas roupas, e Laura é de espírito livre, hiperativa e divertida. Ela é uma das lutadoras mais carismáticas de toda a série e é tão enérgica que consegue literalmente manipular eletricidade!
9. Lúcio – Overwatch
Lúcio cresceu em um local pobre no Rio de Janeiro. Sua comunidade enfrentou dificuldades quando os robôs começaram a se rebelar contra os seres humanos, então ele procurou uma maneira de elevar o espírito de todos. Quando o Brasil começou a se recuperar da crise, Lúcio usou a música para aproximar as pessoas. Ele se apresentou nas esquinas de início, mas logo estava preenchendo arenas ao redor do mundo. O personagem se tornou um símbolo de mudança social positiva e usou sua nova fama para proteger as pessoas de serem exploradas por corporações desprezíveis. Depois de roubar a tecnologia sônica de uma dessas empresas, Lúcio desenvolveu um amplificador de ponta que lhe permitiu curar literalmente as pessoas com sua música. Esteja ele ajudando seus companheiros de equipe ou patinando pelas paredes com suas lâminas leves, Lúcio sempre parece que está se divertindo. Não é de admirar que ele seja um dos personagens mais populares de Overwatch.
10. Madeira – Sega Soccer Slam
O futebol é jogado por cerca de 250 milhões de jogadores em todo o mundo, mas nenhum país tem laços mais fortes com o esporte do que o Brasil. Muitos jogos de futebol apresentam jogadores da vida real e tentam simular o esporte, mas o Sega Soccer Slam tem um elenco de personagens fictícios e joga mais como um jogo de ação. Madeira representa a equipe latino-americana do jogo e é definida por sua personalidade enérgica. Uma artista marcial mal-humorada, com um talento natural para dançar, sua força muitas vezes pega os oponentes desprevenidos. Embora seus colegas de equipe sejam muito maiores do que ela, sua velocidade e agilidade a tornam uma defensora excepcional, apesar de sua pequena estrutura.