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Quer lançar um aplicativo de jogo? Veja algumas dicas

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Imagem: Divulgação
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O mercado de games se tornou muito forte nos últimos anos. Segundo a Pesquisa Game Brasil, em 2019, 83% dos jogadores se concentram nos smartphones e 19,6% nos tablets. A Liftoff, líder em marketing e retargeting de aplicativos para dispositivos móveis, dá dicas de como lançar um novo app de jogo em um cenário competitivo.

Soft Launch

O Soft Launch é quando desenvolvedores liberam o game para determinados públicos antes do lançamento oficial. Ele é fundamental
para o seu aplicativo, já que é a maneira de você saber como, onde e
o que melhorar antes de lançar o app.

Com um Soft Launch, você consegue muitas informações, como, por exemplo: em quais sistemas operacionais o seu jogo se sai melhor, ter um feedback dos jogadores de diferentes regiões, saber quanto tempo as pessoas passaram jogando, e inclusive, qual o índice de retenção de usuários. Ou seja, é uma maneira de descobrir como o game vai se sair antes do lançamento oficial, e consertar bugs ou aperfeiçoar funções e anúncios por região.

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O ideal para aumentar a diversidade do seu teste é fazê-lo em diferentes regiões do mundo, explorando tanto versões iOS como para Android. Dependendo da estratégia da empresa, é possível utilizar anúncios diferentes em alguns países. Quanto mais diversidade melhor. Assim, você consegue obter mais informações.

Criação de anúncios

Um ponto importante no Soft Launch (e depois dele) é a criação de peças publicitárias. Elas te diferenciam da concorrência, especialmente em um lançamento. Portanto, vale a pena se esforçar em fazer bons banners, vídeos interativos e outros formatos.

Para seus anúncios se destacarem, a recomendação é pensar cautelosamente em cada plataforma de divulgação. O que funciona bem no Facebook, não funciona no Instagram, e vice-versa – já que o relacionamento dos usuários com cada plataforma é diferente. Além disso, use referências de seus concorrentes para entender como o mercado está anunciando jogos semelhantes e criar sua estratégia.

Lançamento oficial (global ou local)

Nos primeiros dias do lançamento do seu jogo, você vai experimentar uma “lua de mel”. Nesse período, o algoritmo vai jogar a seu favor e você vai ter vantagem sobre os seus concorrentes. É um momento em que o Facebook pode ser um bom investimento para aproveitar a dianteira e trabalhar bons anúncios.

Depois disso, o segredo para manter seu aplicativo é construir uma base consolidada de dados e criar propagandas que atinjam públicos mais assertivos. Crie campanhas de funil mais sofisticadas e trabalhe a possibilidade de resgatar pessoas que baixaram o jogo mas o deletaram. Ou seja, pense no retargeting, além dos novos usuários.

Promoções cruzadas

Essa estratégia funciona para quem já tem mais de um jogo. Nas promoções cruzadas, você utiliza todas as ferramentas disponíveis para atingir alguém e oferecer mais de um app que você tenha.   Imagine que você ofertou um de seus jogos e, por meio de um anúncio, uma pessoa o baixou e se tornou ativa. Tempos depois, você oferece outro app seu em uma nova peça publicitária – e você já entendeu que o perfil daquela pessoa é de ser fiel ao game – e então a pessoa novamente faz o download e compra no app.

Isso é a promoção cruzada. Depois de entender o perfil de uma pessoa e quais jogos provavelmente seriam do seu interesse, você sugere seus aplicativos em diferentes anúncios, gerando mais de um lead com o mesmo usuário.

Prevenção de fraude

Por fim, uma das coisas mais importantes para a sobrevivência nas plataformas é estar preparado para lidar com fraudes. Você não
vai precisar se preocupar com isso em um primeiro momento, então tente esgotar possibilidades em redes transparentes antes de partir para afiliados e revendedores.

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